segunda-feira, 25 de junho de 2012

5º Encontro Nacional dos Metodistas Confessantes - Nova Data e Local

5º Encontro Nacional dos Metodistas Confessantes - Nova Data e Local

O 5º Encontro Nacional dos Metodistas Confessantes acontecerá nos dias 21 e 22 de julho de 2012 na Igreja Metodista em Itaim Bibi, São Paulo-SP.

Tema: Consolidar, avançar e agir na busca pela valorização da identidade metodista.


Dia 21 – Sábado
9h – Chegada e recepção.
9h30 – Oração da Manhã – Stephen Newnum.
10h - Análise das Linhas Teológicas e Práticas Metodistas a partir da Década de 60 – Ely Eser Barreto César.
11h30 - Intervalo - Mesa da Graça.
12h - O Processo de Construção da atual Identidade Metodista e Perspectivas – Ely Eser Barreto César
13h10 – Intervalo para o almoço (em restaurantes próximos ao local).
14h30  - Discussão em pequenos grupos.
15h30 – Intervalo – Mesa da Graça.
16h - Reações do grupo.
17h - Notícias de Belém / Bela Aurora 
18h - Oração da Noite – Confessantes Paulistas
18h30 – Encerramento do primeiro dia de encontro.

Dia 22 – Domingo
9h30 – Participação no Culto da Igreja Metodista em Itaim Bibi.
11h -  Rede Metodista Confessante: Consolidar, avançar e agir? Avaliações e Futuro – Jaider Batista e Fabio Martelozzo.
12h15 - Intervalo para o almoço (em restaurantes próximos ao local).
14h - Reações do Grupo
14h30 - Propostas e encaminhamentos – Adhayr Cruz e Maria Newnum.
15h15 – Culto de Encerramento com Celebração da Eucaristia – Pastores e pastoras presentes.
16h – Encerramento do Encontro Confessante.

Igreja Metodista em Itaim Bibi: Rua Joaquim Floriano, 1153, Itaim Bibi - CEP 04534-014






Exibir mapa ampliado

A uma quadra da Avenida Faria Lima, acesso via Linha 4 Amarela do Metrô + Ônibus. Próximo ao Aeroporto de Congonhas.




Doações para o V Encontro Confessante
Quem não pode ir há como contribuir:
Banco Itaú
Ag 8781
C/c 06062-2
Em nome: Fabio Martelozzo Mendes
O pouco com Deus é muito...
Solicitar CPF para DOC e ao depositar avise  listobserver@yahoo.com.br
“Quando eu tenho dinheiro, eu tento me livrar dele rapidamente para ele não encontrar o caminho para meu coração”. - John Wesley

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Homenagem no Jornal da Vila (IM em Vila Isabel) - Faleceu João Wesley Dornellas


Faleceu João Wesley de Moraes Dornellas


Na madrugada dia 27 de maio faleceu nosso irmão João Wesley de Moraes Dornelles. Ele nasceu em 24 de outubro de 1933, em Minas Gerais , mas considerava-se um autêntico carioca.
Desde o berço esteve na Igreja Metodista, pois era filho do Rev. Sebastião Dornellas Hastenreiter e de Da. Cilana.

                              Foto: Roberto Pimenta



João Wesley Dornellas quando professor da classe de adultos da Escola Dominical, em 2009
Desde cedo entrosou-se nos trabalhos da igreja local que freqüentava, sendo presidente das Sociedades de Crianças, de Juvenis e de Jovens. E ainda jovem participou de Concílios Regionais e Gerais, ocupando diversos cargos importantes, inclusive nas instituições da Igreja.

Teve atuação destacada na defesa dos ideais metodistas e democráticos durante a crise de 1968, quando os problemas da ditadura existente afetaram a Igreja Metodista, culminando com o fechamento da Faculdade de Teologia, em São Paulo.  

A partir de certa época, discordando do que se passava na igreja, decidiu não mais ocupar cargos regionais ou gerais, nem ser delegado a concílios. Mas continuou firme na fé e na Igreja Metodista, já frequentando, então, a de Vila Isabel, onde foi recebido por transferência em 10 de fevereiro de 1965. Nela dedicou-se em especial à Escola Dominical, como professor, aluno atuante ou escrevendo lições, artigos e publicações diversas, inclusive para o JV

Profundo conhecedor da doutrina metodista, de suas origens e tradições, não escondia sua contrariedade com certos caminhos que foram adotados, ante a infiltração de posturas e atitudes vindas de igrejas não-tradicionais, que iam contra nossos costumes e nossa maneira de ser. Suas ideias muitas vezes contrariavam autoridades e causavam polêmicas sobre diversas posturas da Igreja. Contudo, não vacilou ao se posicionar de forma firme e se tornar resistência a movimentos que considerava contrários aos ensinamentos cristãos e wesleyanos, andando, muitas vezes, na contramão de alguns segmentos da própria Igreja.
Em virtude de seu grande conhecimento, era convidado com freqüência para pregar em muitas igrejas ou fazer palestras em encontros, congressos, cursos. Era membro da World Methodist Historical Society. Também foi idealizador, membro-fundador e primeiro presidente da Seção Brasileira da Sociedade Mundial de História do Metodismo. Em 2001 recebeu o título de Metodista Emérito do Século 20.

No domingo anterior ao seu falecimento, pregou na  Igreja Metodista do Jardim Botânico e para o domingo seguinte escreveu o encarte do boletim de nossa igreja sobre a experiência de John Wesley.

Na vida profissional também foi um vencedor. No primeiro número do Nosso Jornal, publicado em 1981, que por algum tempo substituiu o Jornal da Vila, ele era mencionado na primeira página por ter ganho o  prêmio mundial de publicidade CLIO, por sua criação como gerente de marketing da  Richardson Merrell-Moura Brasil.

          Era casado com nossa querida irmã Alice Soares Dornellas, com  qual teve dois filhos: João Wesley Junior e Luiz Otavio.

          Wesley fará falta à Igreja Metodista e à de Vila Isabel e sua memória ficará guardada de forma indelével em quantos o conheceram ou com ele trabalharam.
          Que Deus conforte a todos os seus queridos.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e os Metodistas Confessantes

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e os Metodistas Confessantes


Maringá - PR





Celebrações na Catedral Metropolitana de Maringá, na Igreja Católica em Marialva, na Igreja Episcopal Anglicana, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana, palestra com Elias Wolf e confraternização da comunidade ecumênica de Maringá. Relatos das celebrações, clique aqui. Mais detalhes, clique aqui.


Belém - PA





Celebrações na CNBB, no espaço dos metodistas ecumênicos, na Paróquia Luterana de Belém, na Igreja Ortodoxa Sirian, Igreja Presbiteriana Independente, e Igreja Episcopal Anglicana. Mais detalhes, clique aqui.


Vargem Grande Paulista, Mariápolis - SP





Celebração em 24 de maio de 2012 em Mariápolis, Vargem Grande Paulista, com participação de membros das igrejas Católica, Batista, Metodista, Presbiteriana, Congregação Cristã no Brasil, Renascer em Cristo.


Vitória - ES





Celebrações na Igreja Católica, Igreja Presbiteriana Unida, Igreja Metodista e Igreja Evangélica de Confissão Luterana. Mais detalhes, clique aqui.







segunda-feira, 4 de junho de 2012

A Posição Metodista a Respeito do Ecumenismo

A Posição Metodista a Respeito do Ecumenismo


A Igreja Metodista é, em todo mundo, uma das principais fomentadoras do diálogo cristão, do ecumenismo e da cooperação religiosa. Todavia, sua posição oficial muitas vezes é desconhecida pela membresia e o verdadeiro significado da palavra "ecumenismo" é distorcido, por falta de conhecimento ou mesmo por oposição ao diálogo, por considerar que o diálogo e a cooperação irão criar uma única igreja e que as ênfases doutrinárias de cada denominação serão ignoradas e apagadas.


É importante, porém, que cada metodista conheça primeiramente o que é ecumenismo, bem como conheça a posição da Igreja Metodista frente a este tema que é polêmico mas importante para definir as relações institucionais e comunitárias entre a Igreja Metodista e as outras igrejas cristã e instituições religiosas.


Em 1999 o Colégio Episcopal divulgou a Carta Pastoral sobre Ecumenismo, um detalhado estudo sobre as relações intereclesiais. 




(clique na imagem acima e acesse a Carta Pastoral sobre Ecumenismo) 

No Concílio Geral de 2006 foi aprovada uma proposta que retira a Igreja Metodista de todos os organismos ecumênicos nos quais haja a participação da Igreja Católica Romana. O consenso é de que a presença da Igreja Metodista em tais órgãos cria constrangimentos e dúvidas na membresia e, para esclarecer tais dúvidas é escrita uma nova carta pastoral, Para que todos sejam Um - A Perspectiva Metodista para a Unidade Cristã, publicada em 2009.




(clique na imagem acima e acesse a carta pastoral Para que todos sejam Um)


A recomendação do Colégio Episcopal, por ocasião do lançamento desse documento, é de que ele fosse utilizado pelas igrejas locais como subsídio de estudo e aprofundamento em Escolas Dominicais, reuniões de grupos societários, discipulado e outros, através da leitura e discussão em grupos. 


No Concílio Geral de 2011 foi apresentada uma proposta visando a valorização e dinamização da Carta Pastoral Para que todos sejam Um, visando o estudo, a meditação, oração e orientação de toda a membresia, para a edificação da igreja dentro de nossa herança e doutrina histórica. A proposta, por falta de tempo no CG, foi encaminhada à COGEAM e aprovada. Desta forma a Igreja Metodista, através do Colégio Episcopal, COGEAM e demais segmentos da Área Nacional da Igreja deverão, no próximo período eclesiástico, promover o estudo e a divulgação dos conteúdos deste importante documento para a nossa identidade e unidade doutrinária.