segunda-feira, 29 de julho de 2013

O Atual Poder Episcopal Metodista na Amazônia e o Compromisso Missionário Metodista Brasileiro

O Atual Poder Episcopal Metodista na Amazônia e o Compromisso Missionário Metodista Brasileiro

Comentário ao vídeo sobre o Barco Hospital Missionário da Igreja Metodista





  

Que os poderes episcopais metodistas da Região Amazônica, bem como de outras onde a altivez já se insurge contra a sensatez, sua organização administrativa, sua superintendência distrital, seus órgãos, setores e departamentos, seus pastores e líderes, bem como sua dignidade, respeito e admiração se rendam diante do exemplo destes homens e mulheres de Deus que, sendo de fora, fazem valer aqui dentro as diretrizes pastorais para a ação missionária metodista. Vergonha para @s desprovid@s de senso, humilhação para @s orgulhos@s, alegria e contentamento para @s humildes de coração. 



Que as ações missionárias metodistas na Amazônia e em todo o Brasil tenham esta mesma identificação com o jeito de ser metodista e seus documentos basilares. Que este modelo missionário seja permanente, não somente para agradar a igreja da Alemanha ou dos EUA afim de manter seus investimentos no Brasil ou quando a UMCOR estiver com os olhos atentos à situação missionária da Igreja Metodista, mas em todo o tempo, deixando de lado as loucuras e devaneios das pseudocélulas e seus enganos.

Parabéns ao Sr. José Magalhães pela qualidade profissional de sua apresentação. Perdoe-nos a correção, mas não são “centenas de pessoas [ou famílias] isoladas”, como frisa, mas “milhares de comunidades” como lembra a Dra. Márcia Rovenna.

Parabéns à Profª Luzinete, ao secretário Omar Araújo, ao secretário Valdino Alecrim, à gestora Natália Silva e ao agente José Lopes pela sinceridade e veracidade das afirmações. No entanto, temos que admitir que as questões levantadas possuem uma severidade muito mais acentuada.

O paradoxo do qual fala o Dr. Anazildo de que, tendo tido muita satisfação com tudo o que foi fazer sente que “alguma coisa ainda está devendo”, não se trata apenas de mera sensação, mas de uma indicação da própria consciência de que a presença missionária metodista na região é absolutamente precária e incipiente.

Ao contrário do que se declara no vídeo e em alguns de seus documentos norteadores, a Igreja Metodista não cumpre a missão de levar o evangelho às comunidades ribeirinhas.

Ainda há cerca de 32.999 comunidades para serem alcançadas na Amazônia por meio da ação social cristã, o que requer sério diálogo inter-religioso.

Finalizando, parabéns ao Sr. José Magalhães e ao Sr. Paulo Vieira pela qualidade obtida na edição do vídeo, à AIM e ao PSAF pela produção geral e a AMAS e UMCOR pelo apoio ao projeto.

Texto originalmente postado em:
 http://projetoluzevidamissaoamazonia.blogspot.com.br/2013/07/o-atual-poder-episcopal-metodista-na.html

segunda-feira, 22 de julho de 2013

A Paz e a Unidade das Religiões

A Paz e a Unidade das Religiões
Monge Marcelo Barros



“O mundo não terá paz enquanto as religiões não dialogarem e isso não ocorrerá se as Igrejas cristãs não se unirem”. Essa afirmação do teólogo suíço Hans Kung deve ser lembrada por ocasião da Semana de Orações pela Unidade dos Cristãos que ocorre cada ano e dessa vez será celebrada nessa semana de 12 a 19 de maio. O costume de consagrar uma semana anual para orar e trabalhar pela unidade das Igrejas já dura de cem anos. Entretanto é difícil avaliar o resultado dessa prática ecumênica. Como a unidade é dom de Deus e cremos que a oração é sempre de alguma forma escutada, orar juntos é sempre bom e fecundo.

O risco é que algumas Igrejas nomeiem uma comissão ecumênica, encarreguem seus membros de participarem das relações ecumênicas em nome da Igreja e depois disso se desinteressem pelo assunto. Nesse caso, as reuniões, fóruns e orações em comum envolveriam sempre os mesmos e poucos personagens. Estes, ao cumprirem as atividades ecumênicas acabam legitimando suas Igrejas a não mudar nada. As comunidades concretas e paróquias continuam como sempre foram. Ignoram e até desprezam as outras Igrejas e religiões. Para evitar esse risco, em 1968, a coordenação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos católicos do Brasil) publicou um documento preparatório ao diretório ecumênico. Ali os bispos ensinavam que a pastoral ecumênica e a abertura para outras Igrejas só acontecem se se basearem em uma “ecumenicidade” de toda a pastoral e atividades eclesiais. Ou a Igreja inteira se compromete nesse caminho ou a pastoral ecumênica terá sempre poucos resultados positivos.  

Nesse ano de 2013, o tema proposto para a semana da unidade é a palavra bíblica do profeta Miquéias: “O que Deus exige de nós?”. O próprio texto responde: “ Deus pede que pratiquemos a justiça e a bondade e vivamos com simplicidade” (Mq 6, 6- 8).
 Infelizmente, no mundo atual, um dos fenômenos religioso que mais crescem é o fundamentalismo dogmático e moral. Em nome de Deus, essa corrente religiosa prega a intolerância e a discriminação de grupos e pessoas. Hoje, no Brasil, cada vez mais aumenta o número de deputados e políticos ligados a esses grupos impropriamente chamados de “evangélicos”. Dominam a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e impõem a toda a sociedade seus preconceitos moralistas, afirmados em nome da Bíblia e de um Deus bem diferente do Pai de amor maternal, revelado por Jesus e acreditado por muitas tradições espirituais.


Nas Igrejas mais antigas, (como a Católica, Anglicana e Luterana), essa semana de orações pela unidade dos cristãos prepara a festa de Pentecostes que encerra o tempo pascal e celebra que o Espírito de Deus é dado a todo o universo, aceita todas as culturas e se manifesta em todo gesto e ato de amor. É esse espírito de abertura universal que a semana de oração pela unidade e os fóruns de diálogo inter-religioso praticam. Essas atividades de diálogo entre Igrejas e religiões podem sim ajudar a nossa sociedade a não afundar em projetos autoritários e fanáticos que oprimem e discriminam grupos e pessoas, em nome da fé. Paulo escreveu: “Foi para que sejamos livres que Cristo nos libertou. Permaneçam na liberdade” (Gl 5, 1). “Onde houver liberdade, aí está o Espírito de Deus” (2 Cor 3, 17).

Postagens sobre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos:

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Resposta à Solicitação de Informações sobre os Gastos com o Retiro dos Bispos

Resposta à Solicitação de Informações sobre os Gastos com o Retiro dos Bispos




No dia 08/07/2013 enviamos uma mensagem de e-mail ao revmo.Adonias Pereira do Lago (Presidente do Colégio Episcopal) e à revda.Joana D'Arc Meireles (Secretária Nacional de Vida e Missão) solicitando informações referentes aos gastos que a Igreja Metodista teve com o Retiro dos Bispos nos anos de 2012 e 2013. Perguntamos também se parte dos gastos com os retiros foi coberta através das instituições de ensino metodistas filiadas ao COGEIME, através das Regiões ou cobertos pessoalmente pelos participantes nos retiros. Também solicitamos as planilhas de custos da Sede Nacional e os balancetes. 

Entendemos que nossa solicitação está em ordem, visto os solicitantes (vinte e treês signatários) serem membros da Igreja Metodista em sete das oito regiões eclesiásticas e missionárias, e portanto como membros da Associação da Igreja Metodista concluímos que temos direito ao acesso às informações.

Reafirmamos que a solicitação de informações foi feita após o revmo.Adonias ter sugerido que entrássemos em contato com a Sede Nacional para obtermos as informações financeiras que os membros de uma associação (no caso, a pessoa jurídica que representa a Igreja Metodista nas esferas públicas - a Associação da Igreja Metodista) tem o direito de acesso.

Em resposta no dia 09/07/2013 o revmo.Adonias autoriza o envio das informações mas não autoriza a publicação das mesmas no blog da Rede Metodista Confessante, alegando que cada membro da Igreja Metodista que desejar receber as informações poderá fazê-lo diretamente à Sede Nacional da Igreja Metodista.

Em resposta do dia 09/07/2013 a revda.Joana D'Arc enviou uma cópia do Balanço Patrimonial de 2011, publicado no Expositor Cristão de novembro de 2012.

http://www.metodista.org.br/arquivo/553/AF_expo_nov_flip.pdf

Portanto, após uma semana de solicitação, não recebemos as informações que pedimos. O custo total dos Retiros dos Bispos de 2012, realizado em um complexo turístico na região amazônica, e do Retiro dos Bispos de 2013, realizado em Natal, não foram revelados. Também não foi esclarecido a forma como os gastos foram cobertos e se houve transferência de recursos das instituições de ensino para pagar despesas do Colégio Episcopal.

"Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus" Mateus 5.20

Leia também: Solicitação de Informações à Sede Nacional da Igreja Metodista.



Leia também: Retiro dos Bispos ou Férias na Praia?

terça-feira, 9 de julho de 2013

Solicitação de Informações à Sede Nacional da Igreja Metodista

À Secretária de Vida e Missão da AIM
Revda.Joana D’Arc Meirelles
Ao Bispo Presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista
Revmo.Adonias Pereira do Lago




São Paulo, 08 de julho de 2013.


Saudações cristãs!
             

             Nós, leigos, leigas, pastores e pastoras da Igreja Metodista, reconhecemos o direito do Colégio Episcopal em se reunir para orar e deliberar a respeito da vida e missão da Igreja Metodista, como tem sido sua prática desde sempre. Todavia, a sociedade brasileira tem sido testemunha de uma intensa movimentação advinda dos Movimentos Sociais, através dos protestos e manifestações nas ruas, requerendo transparência e ética na política e na gestão pública. A Igreja é parte da sociedade, portanto é nossa missão darmos o exemplo e atender as demandas da sociedade. Desta forma, solicitamos respeitosamente, conforme sugestão do revmo.Adonias Pereira do Lago, os demonstrativos financeiros (Planilhas de Custo, Balancetes Mensais e Balanço Patrimonial) da Associação da Igreja Metodista (Sede Nacional) dos anos de 2011 e 2012, bem como as informações referentes aos custos dos Retiros dos Bispos realizados nos anos de 2012 (na Amazônia) e 2013 (em Natal).
             
              Em relação aos retiros dos bispos realizados em 2012 e 2013, solicitamos as seguintes informações:

    ·        Custo total de cada evento.
    ·        Montante pago pela Sede Nacional e pelas Sedes Regionais.
    ·        Montante pago através das instituições de ensino metodistas filiadas ao COGEIME.
           
            Os esclarecimentos que nós solicitamos refletem o desejo de milhares de metodistas pelo Brasil, que dão seus dízimos e ofertas na confiança de uma aplicação com todo senso de economia e justiça. 

            Informamos que os dados solicitados serão tornados públicos através do blog HTTP://www.metodistaconfessante.blogspot.com.

Sem mais para o momento, oramos pelo seu ministério.

Em Cristo, subscrevemos.

·         Adahyr Cruz – Presbítero aposentado – 4ª Região.
·         Almir Fabiano Nicolau de Morais – Igreja Metodista Catedral de Piracicaba – 5ª Região.
·         Anivaldo Pereira Padilha – Igreja Metodista em Vila Mariana – 3ª Região.
·         Carlos Augusto Borba Meyer Normann – Igreja Metodista Wesley – 2ª Região.
·         Claudio Augusto Lima das Neves – Comunidade Metodista em Belém – REMA.
·         Darlene Barbosa Schützer - Igreja Metodista Catedral de Piracicaba – 5ª Região.
·         Derrell Homer Santee – Presbítero aposentado e missionário – CBGM e 5ª Região.
·         Edson Elias de Morais – Igreja Metodista Central em Londrina – 6ª Região.
·         Elza Robin Zenkner – Presbítera aposentada – 2ª Região.
·         Fabio Martelozzo Mendes – Igreja Metodista na Lapa – 3ª Região.
·         Fred Morris – Presbítero aposentado e missionário – GBGM
·         Guilherme R.Basílio – Igreja Metodista em Jardim Botânico – 1ª Região.
·         James William Goodwin Junior – Igreja Metodista Izabella Hendrix – 4ª Região.
·         Keller Apolinario Rosa da Silva - Igreja Metodista de Conselheiro Pena – 4ª Região.
·         Klaus Schützer - Igreja Metodista de São Carlos – 5ª Região.
·         Lucas Lima – Igreja Metodista em Osasco – 3ª Região.
·         Márcio Monteiro Rocha – Coordenador do Projeto Luz e Vida - Missão Amazônia.
·         Maria Newnum – Igreja Metodista em Terra Rica – 6ª Região.
·         Moisés Abdon Coppe – Presbítero – 4ª Região.
·         Paola Vargas Barbosa – Igreja Metodista em Esteio – 2ª Região.
·         Paulo Barboza – Igreja Metodista em Goiabeiras – 4ª Região.
·         Renilda Tavares dos Santos – Igreja Metodista em Manaus – REMA.

·         Ruddy Cecon – Igreja Metodista em Vila Mariana – 4ª Região.  




terça-feira, 2 de julho de 2013

Retiro dos Bispos ou Férias na Praia?

Retiro dos Bispos ou Férias na Praia?




O Brasil tem vivido, nos últimos trinta dias, tempos únicos nos quais a população tem levantado a voz questionando os políticos e suas decisões, que supostamente representam o povo. Também tem clamado de maneira enfática por transparência e ética no trato do dinheiro público. Gastos exagerados na construção de estádios para a Copa das Confederações e Copa do Mundo são lembrados a todo instante pela população, cansada do descaso e desonestidade na gestão do dinheiro arrecadado com os impostos.

Na semana em que os protestos se intensificaram e a repressão aos manifestantes se tornou  especialmente violenta, sobretudo nas cidades-sede da Copa das Confederações, os bispos e bispa da Igreja Metodista se reuniram em Natal-RN para seu retiro espiritual. É de praxe que em retiros, acampamentos e quaisquer reuniões que envolvam clérigos e leigos da Igreja, que haja tempo livre para que os participantes possam gozar o lazer e restaurar suas forças para os momentos de intenso trabalho. Todavia, ainda que o retiro em si possa ser justificado, algumas perguntas ficam no ar e exigem uma resposta clara por parte da liderança da Igreja Metodista:


  • É conveniente que, em uma época de grandes convulsões sociais e movimentação das pessoas marginalizadas em busca da cidadania que sempre lhes foi negada, os bispos e bispa ausentem-se de suas sedes onde deveriam exercer seu papel de líderes espirituais e orientar o exercício cristão da cidadania e da busca pelo Reino de Deus e sua justiça?
  • É transparente a gestão de recursos da Igreja Metodista, recursos que em último caso é fruto dos dízimos e ofertas dos membros leigos? É transparente a transferência de recursos das instituições educacionais da Igreja Metodista, a título de royalties e aluguel, usados para pagar os custos da manutenção das sedes regionais e sede nacional?
  • É justo que os leigos e leigas, que são as pessoas que contribuem financeiramente e também contribuem com sua ação voluntária, sejam completamente excluídos tanto da gestão da Igreja Metodista? É ético e moral que não haja nenhuma prestação de contas e nenhuma divulgação dos gastos da Igreja Metodista com seus programas e eventos?
  • É ético e moral que, a poucos dias de termos participado de uma campanha de arrecadação de fundos para o financiamento da missão do Norte e Nordeste de nosso país, a Igreja desembolse, através de suas sedes regionais, sede nacional e instituições de ensino, uma quantia certamente nada desprezível para que os bispos e bispa possam se reunir?
  • Qual a função do edifício da Sede Nacional, construído a pouco mais de uma década em uma região valorizada da capital de São Paulo, edifício que conta com infraestrutura completa para reuniões de trabalho, hospedagem, local de culto e de encontros, já que houve a necessidade de desembolso de uma alta quantia para acolher os bispos, bispa, seus familiares e secretários e secretárias do Colégio Episcopal?


A população de nosso país deseja que seus governantes ouçam e administrem os bens e recursos públicos de maneira ética e transparente. Portanto, é de fundamental importância que os recursos para a missão da igreja também sejam administrados de maneira ética, transparente e participativa.

(Em respeito à privacidade dos bispos, bispa e seus cônjuges, não iremos publicar as fotos, muito embora elas estejam divulgadas nos perfis dos bispos nas redes sociais)