Quem
somos? – Os Metodistas Confessantes
Somos um grupo de cristãos e cristãs metodistas,
leigos e leigas, clérigos e clérigas, de todas as Regiões Eclesiásticas e
Missionárias, unidos no propósito comum de refletirmos sobre nosso papel como
metodistas diante dos desafios espirituais e políticos que se nos apresentam
nos dias atuais.
Reunimo-nos para refletir a respeito das mais
recentes questões que desafiam o metodismo brasileiro e a partir de então
analisamos a atuação da Igreja Metodista em todas as áreas, tanto em ambiente
eletrônico (internet) como presencialmente, com o objetivo de valorizarmos a
herança wesleyana e a prática metodista histórica em nosso seio.
Por que
Movimento Metodista Confessante?
O movimento de metodistas organizado na Rede Metodista
Confessante é um desafio imenso, primeiramente porque tomamos de empréstimo o
testemunho da Igreja Confessante, movimento dos e das que não se dobraram à
aquiescência da Igreja Evangélica da Alemanha ao nazismo. (Saiba mais em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Confessante). Portanto, o principal
critério de participação nesse movimento brasileiro deve ser o da disposição ao
testemunho.
Dar testemunho em tempos de autoritarismo e de
recusa à transparência,implica declarar que “Deus é Luz e não há nEle treva
alguma”. Implica assumir o princípio republicano de que tudo o que não for
compatível com a luz do dia atenta contra o interesse geral. Implica denunciar
o obscurantismo não apenas como fanatismo, sua face mais declarada e menos
perigosa, mas, principalmente, como a proibição do dissenso. Na afirmação do/a
outro/a; do dissenso como necessário à saúde do corpo eclesial e na recusa a
reduzir o/a outro/a a espelho de nós mesmos; firmamos nossa unidade.
Nisso cabe a expressão do bispo brasileiro Paulo
Ayres Mattos: “A noção de equilíbrio, concebida pelo metodismo histórico, nada
tem a ver com a balança com os pesos justapostos. Tem a ver com o trapézio e a
corda do circo – o equilíbrio não como ponto de descanso, de segurança, mas de
tensionamento permanente e contínuo, de movimento e criatividade”.
No sermão 120, John Wesley deixa evidente esse
“tensionamento” quando pergunta:” Mas será que somos verdadeiros com relação
aos nossos próprios princípios? Por enquanto não usamos fogo ou varas. Não perseguimos
até à morte aqueles que não concordam com nossas opiniões. Graças a Deus, as
leis do nosso país não permitem isso; (...)”.
O Jeito
Metodista de Ser.
Conforme as palavras de Duncan Reily: “Talvez a
primeira coisa a estabelecer é que o Metodismo faz parte integrante do
movimento protestante. Somos herdeiros da Reforma, mediante a Igreja da
Inglaterra, cujos Trinta e Nove Artigos formam a base dos Artigos de Religião
do Metodismo e cuja liturgia (O Livro de Oração Comum) exerceu muito mais
influência na liturgia metodista do que muitos metodistas imaginam. Segundo
Duncan Reily, podemos dizer que o Metodismo aceitou as três colunas principais
da Reforma, a saber:
— A autoridade das Escrituras,
— a Justificação pela Fé
— e o Sacerdócio Universal dos crentes”. E Reily
completa: “Tendo dito isso, temos que notar que, pela ênfase wesleyana na
Santificação e Perfeição Cristã, o Metodismo também tem uma afinidade básica
com o Catolicismo.” (In Revista Em Marcha: História da Igreja. Extraído das
lições de nº. 15, 16 e 17).
No mesmo estudo Reily aponta cinco chaves para
compreender nossa Herança Metodista:
1. A experiência religiosa de Aldersgate;
2. A evangelização;
3. O povo
4. A ênfase na santificação/perfeição
cristã;
5. A ênfase missionária do metodismo wesleyano.
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