segunda-feira, 18 de junho de 2012

Homenagem no Jornal da Vila (IM em Vila Isabel) - Faleceu João Wesley Dornellas


Faleceu João Wesley de Moraes Dornellas


Na madrugada dia 27 de maio faleceu nosso irmão João Wesley de Moraes Dornelles. Ele nasceu em 24 de outubro de 1933, em Minas Gerais , mas considerava-se um autêntico carioca.
Desde o berço esteve na Igreja Metodista, pois era filho do Rev. Sebastião Dornellas Hastenreiter e de Da. Cilana.

                              Foto: Roberto Pimenta



João Wesley Dornellas quando professor da classe de adultos da Escola Dominical, em 2009
Desde cedo entrosou-se nos trabalhos da igreja local que freqüentava, sendo presidente das Sociedades de Crianças, de Juvenis e de Jovens. E ainda jovem participou de Concílios Regionais e Gerais, ocupando diversos cargos importantes, inclusive nas instituições da Igreja.

Teve atuação destacada na defesa dos ideais metodistas e democráticos durante a crise de 1968, quando os problemas da ditadura existente afetaram a Igreja Metodista, culminando com o fechamento da Faculdade de Teologia, em São Paulo.  

A partir de certa época, discordando do que se passava na igreja, decidiu não mais ocupar cargos regionais ou gerais, nem ser delegado a concílios. Mas continuou firme na fé e na Igreja Metodista, já frequentando, então, a de Vila Isabel, onde foi recebido por transferência em 10 de fevereiro de 1965. Nela dedicou-se em especial à Escola Dominical, como professor, aluno atuante ou escrevendo lições, artigos e publicações diversas, inclusive para o JV

Profundo conhecedor da doutrina metodista, de suas origens e tradições, não escondia sua contrariedade com certos caminhos que foram adotados, ante a infiltração de posturas e atitudes vindas de igrejas não-tradicionais, que iam contra nossos costumes e nossa maneira de ser. Suas ideias muitas vezes contrariavam autoridades e causavam polêmicas sobre diversas posturas da Igreja. Contudo, não vacilou ao se posicionar de forma firme e se tornar resistência a movimentos que considerava contrários aos ensinamentos cristãos e wesleyanos, andando, muitas vezes, na contramão de alguns segmentos da própria Igreja.
Em virtude de seu grande conhecimento, era convidado com freqüência para pregar em muitas igrejas ou fazer palestras em encontros, congressos, cursos. Era membro da World Methodist Historical Society. Também foi idealizador, membro-fundador e primeiro presidente da Seção Brasileira da Sociedade Mundial de História do Metodismo. Em 2001 recebeu o título de Metodista Emérito do Século 20.

No domingo anterior ao seu falecimento, pregou na  Igreja Metodista do Jardim Botânico e para o domingo seguinte escreveu o encarte do boletim de nossa igreja sobre a experiência de John Wesley.

Na vida profissional também foi um vencedor. No primeiro número do Nosso Jornal, publicado em 1981, que por algum tempo substituiu o Jornal da Vila, ele era mencionado na primeira página por ter ganho o  prêmio mundial de publicidade CLIO, por sua criação como gerente de marketing da  Richardson Merrell-Moura Brasil.

          Era casado com nossa querida irmã Alice Soares Dornellas, com  qual teve dois filhos: João Wesley Junior e Luiz Otavio.

          Wesley fará falta à Igreja Metodista e à de Vila Isabel e sua memória ficará guardada de forma indelével em quantos o conheceram ou com ele trabalharam.
          Que Deus conforte a todos os seus queridos.

Nenhum comentário: