A Teologia Cristã em
Diálogo com a Espiritualidade Indígena
Maria Renilda Tavares dos Santos e Isaías
Lino Madureira
A espiritualidade
indígena brasileira é tão diversificada que não haveria espaço aqui para
descrevê-la. Dessa forma procuraremos abordar alguns elementos da
espiritualidade da etnia dessana com qual temos familiaridade peculiar.
Trata-se da família Veloso Vaz, proveniente da cabeceira do Rio Uaupés, no Alto
Rio Negro, Município de São Gabriel da Cachoeira-AM, mais conhecida também como
“Capital Indígena do Brasil”.
A família Veloso Vaz,
movida pelo desejo e necessidade de desenvolvimento, migrou para as imediações
de Manaus-AM, instalando-se na RDS Tupé, onde atualmente desenvolve um projeto
de difusão cultural indígena através do qual encontra seu sustento.
A espiritualidade dessana
traz em si uma carga cultural que representa um complexo sistema moral, ético e
religioso, concentrado na figura do Pajé e manifesto na forma de danças e
celebrações rituais com utilização de diversos instrumentos musicais
considerados sagrados.
O senhor Raimundo Veloso
Vaz é o Pajé da aldeia dessana na comunidade da RDS Tupé. Por meio de algumas
entrevistas, tomamos ciência do impacto causado pelo encontro entre a teologia
cristã e a espiritualidade indígena no contexto da etnia dessana.
Como líder espiritual de
sua comunidade o senhor Raimundo, também conhecido como Pajé Kíssib Kumu, nos
descreveu os efeitos negativos deste encontro da teologia cristã com a
espiritualidade indígena que vai desde a proibição do uso de certos
instrumentos musicais, considerados “amaldiçoados” por alguns “missionários
cristãos”, até a negação total dos valores tradicionais indígenas.
De outro lado encontra-se
o senhor Domingos Sávio Veloso Vaz, Cacique dessana da mesma comunidade. Em sua
perspectiva, o encontro da teologia cristã com a espiritualidade indígena pode
ser considerado “diálogo”, pois acredita que valores tradicionais dos brancos
podem fortalecer, em determinadas áreas, o bem estar e a segurança dos povos
indígenas no mundo moderno.
Sendo assim, temos um
exemplo muito importante a considerar: membros de uma mesma etnia e família
indígena podem sustentar pontos de vista diferentes no que diz respeito ao
diálogo que se estabelece entre teologia cristã e espiritualidade indígena. Do
ponto de vista do Pajé dessana o diálogo dificilmente se estabelece e produz
bons resultados porque é inequivocamente unilateral em detrimento dos valores
tradicionais indígenas.
Do ponto de vista do
Cacique dessana, o diálogo pode e deve ser estabelecido já que valores
institucionalizados como a educação, saúde, transporte e inclusão social são
fundamentalmente valores constituintes da espiritualidade humana, pelos quais
também lutou, sem medir esforços, um dos nossos mais proeminentes líderes
cristãos: John Wesley.
Em fim, pode a teologia
cristã dialogar com a espiritualidade indígena de modo produtivo? Sim, desde
que esse diálogo ajude a recobrar a dignidade que os filhos e filhas de Deus
possuem através do estabelecimento de verdadeiras relações de confiança mútua;
restaurando o direito e a autonomia indígena sobre a terra através da criação e
desenvolvimento de políticas públicas justas e promovendo a reconstrução de
suas culturas e tradições como forma de reconhecimento e valorização da liberdade
e identidade de cada povo e nação. O amor do Jesus Cristo bíblico e verdadeiro,
que lhes foi prometido e negado no passado, precisa ser tornado conhecido por
toda a nação indígena a fim de que tenham o direito de recebê-lo ou rejeitá-lo.
Para tanto, a difusão das Escrituras cristãs na língua materna torna-se
absolutamente necessária.
“Em
Cristo, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem
mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”. (Gálatas 3.28).
Bibliografia
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João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 2ª ed. Barueri:
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entre povos indígenas e missões religiosas. Nhanduti, São Bernardo do Campo:
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concedidas ao Projeto
Luz e Vida: Missão Amazônia. Manaus, Janeiro e Julho 2012; Janeiro 2013.
VAZ, Raimundo Veloso. Série de entrevistas
concedidas ao Projeto
Luz e Vida: Missão Amazônia. Manaus, Janeiro e Julho 2012; Janeiro 2013.
WRIGHT, Christopher J. H.
A Missão do Povo de Deus: uma teologia bíblica da missão da igreja. Vida Nova,
São Paulo: 2012. 352p.
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Estudos de Teologia Contemporânea.
Professor Dr. Lauri Emílio Wirth
Alunos: Maria Renilda Tavares dos
Santos, Igreja
Metodista Central em Manaus-AM e Isaías Lino Madureira, Igreja Evangélica Cristo é Vitória,
Ermelino Matarazzo-SP.
Curso Bacharel em Teologia - 6º período - matutino
Acompanha apresentação vídeo
disponível em: https://www.youtube.com/watch?Publicado originalmente em: http://projetoluzevidamissaoamazonia.blogspot.com.br/2013/11/a-teologia-crista-em-dialogo-com.html
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