Manifesto Izabela Hendrix - Carta aberta em apoio às Instituições Metodistas de Ensino Superior
Ao: Colégio Episcopal da Igreja Metodista no Brasil
CC: Conselho Superior de Administração (CONSAD)
Coordenação Geral de Ação Missionária (COGEAM)
Os(as) professores(as) e funcionários(as) do Instituto Metodista Izabela Hendrix vêm a público declarar seu apoio às diferentes manifestações e iniciativas dos (as) educadores (as) metodistas contrários às intenções de venda das instituições metodistas de ensino superior.
Alinhamo-nos, dessa forma, com o manifesto dos(as) professores(as), funcionários(as) e alunos(as) da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e também com os integrantes da Coordenação Regional de Ação Missionária (COREAM RS), juntamente com outros segmentos comprometidos com a sólida história educacional metodista, na qual a educação é parte fundamental da missão cristã.
Ressaltamos, após mais de 140 anos de educação metodista em terras brasileiras, o compromisso com a Missão Educacional referendado no 19º Concílio Geral da Igreja Metodista.
Nosso desapontamento ao projeto de venda das instituições repousa no extremo risco do total esvaziamento da Missão Metodista, reconhecida nacional e mundialmente pela mística da transformação social que ocorre mediante a educação, à luz da rica tradição histórica dos irmãos Wesley, para os quais se deveria unir o par há tanto tempo separado: conhecimento e piedade.
O Instituto Metodista Izabela Hendrix, na semana em que abriu as comemorações de seu 110º aniversário em Belo Horizonte, história com a qual se confunde a própria história da moderna capital mineira, se viu atordoado com as recentes informações veiculadas no dia 5 de agosto na imprensa (Jornal Valor Econômico), sobre a possível venda de cinco instituições de ensino superior, dentre elas o próprio Izabela Hendrix.
É imprescindível avaliar os riscos dessa provável operação, uma vez que a Igreja Metodista é reconhecida pelos órgãos públicos justamente pelo caráter inegável da qualidade da educação de suas instituições e de sua pujante contribuição para a educação e a transformação social em todo o país.
Esse reconhecimento está justamente nas constantes conquistas, premiações, convênios e parcerias firmados ao longo de toda a sua história. Soma-se a esse reconhecimento o sólido esforço de seus colaboradores(as) no sentido de fortalecer a instituição e superar o desafiante momento vivido por todo o setor de ensino no país.
Como instituição confessional, o Instituto Metodista Izabela Hendrix está com sua saúde financeira operacional equilibrada. Seus débitos estão sendo pactuados e honrados pontualmente, estando regularizada sua situação no que diz respeito a diversas certidões negativas de débito, consolidando assim seu caráter de Instituição Filantrópica. Além do cenário financeiro interno favorável, a instituição possui cerca de cinco mil alunos matriculados em seus 22 cursos de nível superior, além de mais de 350 alunos matriculados no nível básico.
Isso se alinha ao promissor futuro da educação no cenário nacional. Com a previsão de maior investimento dos recursos do pré-sal na educação e o contínuo fomento da educação técnica e superior, abrem-se novas perspectivas para as instituições cujo renomado projeto político-pedagógico atenda aos programas governamentais que pretendem colocar o Brasil na esteira dos países em desenvolvimento a partir das políticas educacionais de formação profissional de qualidade.
Além de tradicional instituição de ensino, todos os cursos do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix obtêm conceito favorável no MEC, destacando-se como uma das melhores escolas em Belo Horizonte. Uma de suas mais recentes conquistas é o Prêmio Jovem Cientista Nacional, obtido por um estudante negro e bolsista do PROUNI do curso de Arquitetura. Outra grande ênfase está na extensão mediante diversos projetos que atendem a comunidade, dentre os quais se destaca o atendimento a pacientes do SUS realizados pelo Projeto Clínica Integrada da Saúde e o atendimento jurídico a pessoas carentes por meio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJURIH).
Essa extensão também se estende à Igreja pelo apoio constante aos projetos da Fundação Metodista, do Projeto Missionário Passa à Macedônia e de ações das Igrejas Metodistas locais.
Essa história começou em 1904 com a iniciativa arrojada do Concilio da Igreja Metodista e de um grupo de missionárias da Igreja Metodista dos Estados Unidos, reafirmando a educação como parte integrante da missão metodista, mediante um projeto de oferecer educação de vanguarda, fundada em princípios de liberdade, igualdade e justiça.
Reiteramos, como metodistas e colaboradores(as), nosso dever de continuar a crer, preservar e lutar pela mística da missão educacional metodista, envidando todos os esforços pela manutenção e consolidação do rico patrimônio histórico, cultural, humano e missionário do projeto educacional semeado pelos metodistas, reconhecido não só em nossos arraiais, mas em toda a sociedade brasileira desde a educação básica até a pós- graduação.
Belo Horizonte, 20 de agosto de 2014.
Professores(as) e colaboradores(as) metodistas do Instituto Metodista Izabela Hendrix.
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