Credo de um convertido
Não creio em um Deus absolutista em sua existência e que se manifesta exclusivamente a pequenos grupos. Creio no Deus Trino e que se relaciona com todo ser humano.
Não creio em um Jesus Cristo burguês e passivo diante do sofrimento de inocentes. Creio em Jesus que luta pela justiça, denuncia a corrupção e promove a unidade.
Não creio em um Espírito Santo manipulador, proselitista e exclusivista. Creio no Espírito Vivificador, doador da Vida e que sopra onde e em quem Ele quer.
Não creio em uma igreja alienada em sua responsabilidade social. Creio na Igreja comprometida com a sociedade onde está inserida e que é instrumento transformador de uma realidade opressora promovida pelo sistema capitalista.
Não creio em um lugar de eterno tormento, chamado por “Inferno”. Creio simplesmente, em um Deus de Amor e Justiça.
Não creio em “paraíso” celestial. Creio em restauração e implantação do Reino de Deus no mundo criado e amado por Ele.
Não creio em uma evangelização que pregue uma salvação individualista. Creio na mensagem do Reino de Deus de salvação comunitária, abrangente e universal.
Não creio em estruturas eclesiásticas que utilizam seus recursos financeiros para agradar alguns com luxo e mordomia. Creio na verdadeira “Comunidade a Serviço do Povo”.
Não creio em avivamentos hipócritas e cegos para o mundo em que vivemos. Creio no avivamento que traz a compaixão aos oprimidos, a misericórdia para os sofredores e a compreensão do dever de promoção do Reino de Deus em sua totalidade.
Não creio em teologias progressistas que incentivam a prática do vício e vazias em conteúdos bíblicos. Creio em uma teologia que promova a vida e que abra novas perspectivas para o relacionamento com Deus, com o próximo e com toda criação.
Assim não creio e assim creio, até que a utopia se torne realidade, até que os muros caiam e que não sejam re-construídos, até que nossas verdades dêem lugar a Verdade de Deus.
Amém!
Rev.Antonio Carlos S. dos Santos (Altamira-Pa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário