quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Carta de solicitação de informações ao revmo.Roberto Alves

A Igreja Metodista é conexional, conciliar e episcopal. A autoridade episcopal em nossa igreja não tem o caráter monárquico como o episcopado exercido na Igreja Católica. Nem o escopo de sua atuação é ilimitado como em igrejas neopentecostais, cuja institucionalização não está consolidada e, portanto, é passível de ser administrada sob os moldes de empresa, com donos e gerentes. O episcopado na Igreja Metodista é uma função extraordinária, exercida através do poder emanado da própria igreja de maneira democrática e representativa que os elegem nos Concílios Gerais. Estes por sua vez formados por delegados eleitos nos Concílios Regionais, que representam todas as igrejas de suas regiões. As igrejas locais elegem seus delegados através de Concílios Locais que são as assembléias formadas por todos os membros leigos ativos na comunidade local. Em última análise os bispos e bispa foram escolhidos pela membresia leiga e clériga de toda a Igreja Metodista, não para representar esta ou aquela Região, mas para representar a Igreja Metodista como um todo.

Desta forma, dentro de um espírito de democracia, conciliarismo, conexionalidade e respeito, conexionalismo refletido inclusive no próprio colégio episcopal, que tem bispos que foram presbíteros ativos de regiões atuando como supervisores em outras regiões que não as suas de origem, os Metodistas Confessantes, reunidos em Belisário (MG) expressaram sua preocupação com fatos que supostamente estariam acontecendo na Quarta Região e procuraram o bispo presidente da Quarta Região com o intuito de esclarecer e solucionar dúvidas e mal-entendidos. A correspondência foi enviada, juntamente com cópia para o bispo presidente do Colégio Episcopal, no dia 23 de novembro de 2009. Após não haver resposta a carta foi reenviada no dia 02 de agosto de 2010 desta vez com cópia a todo o Colégio Episcopal e até o momento não houve resposta ou manifestação.

Causa tristeza e preocupação ver que o conciliarismo e conexionalismo que faz parte da herança wesleyana desde os primórdios de nossa denominação esteja aos poucos dando lugar a um modelo de episcopado que prescinde do diálogo, da inter-responsabilidade e da presunção de que o poder emana de Deus através das instâncias democráticas canônicas. Ainda mais em nosso metodismo brasileiro que não reconhece no bispo a autoridade monárquica vista em outras denominações e confissões cristãs mas o vê como um pastor-presbítero desempenhando extraordinariamente a função de supervisor.

Segue abaixo a cópia da carta enviada em 23/11/2009 e reenviada em 02/08/2010. 


São Paulo, 23 de novembro de 2009.







Revmo. Bispo Roberto Alves de Souza

4ª Região Eclesiástica


Prezado Bispo:


Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro do corrente um grupo de líderes clérigos e leigos esteve reunido em Belisário, na Zona da Mata mineira, com o objetivo de discutir a caminhada de nossa amada Igreja, á luz de seus documento e bases históricas, na busca da valorização da identidade metodista.

Foram momentos riquíssimos, onde também pudemos tomar conhecimento e discutir muitas práticas que vêm sendo adotadas em igrejas locais diversas, inquestionavelmente distantes de nossa base doutrinária.

Trouxe preocupação aos que ali estiveram presentes informações de que alguns pastores estariam condicionando a presença de leigos no exercício de ministérios e docência de classe de Escolas Dominicais de algumas igrejas locais á participação no projeto EMPACTO.

Se verdadeira tal prática não tem amparo canônico e contraria orientação já emanada do Reverendíssimo Bispo Presidente do Colégio episcopal, através de correspondência expedida nesse sentido.

Tem dessa forma o presente ofício o objetivo de alertar ao prezado Bispo para tal fato para que possam ser evitadas situações constrangedoras que apenas contribuem para a divisão do corpo de Cristo.

Antecipadamente agradecidos pela atenção que será dispensada a esse nosso ofício, agradecemos.


Fabio Martelozzo Mendes
Coordenador do Grupo Metodistas Confessantes




C/c - Bispo João Carlos Lopes
Presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Para que todos sejam um



Para que Todos Sejam Um - A perspectiva metodista para a Unidade Cristã

Baixe a Carta Pastoral do Colégio Episcopal sobre ecumenismo e unidade cristã.
Aqui