A Comissão de Igualdade Racial e o Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP convidam para a entrega do Prêmio Benedicto Galvão 2013. O evento será realizado no Salão Nobre da OAB SP (Praça da Sé, 385 – 1º Andar), no dia 26 de novembro, às 19 horas, quando serão conhecidos os vencedores.
O prêmio é um reconhecimento às figuras públicas que desempenharam trabalho ou esforço em prol dos direitos dos afrodescendentes brasileiros. Em 2012, entre os agraciados estiveram a atual Presidente da comissão de Igualdade Racial, Carmen Dora de Freitas Ferreira (primeira advogada agraciada); Hédio Silva Júnior (ex-Secretário de Estado de Justiça e ex-coordenador da Comissão de Direitos Humanos OAB SP); a ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial (Seppir), e o frei David Raimundo dos Santos, líder da Educafro.
O advogado Benedicto Galvão, presidiu a Ordem de 1940 a 1941, durante o afastamento de Noé Azevedo. Benedicto Galvão é considerado o primeiro presidente negro da OAB SP. Ele nasceu pobre, no Interior do Estado, e veio para São Paulo, formou-se na escola complementar – anexa à Escola Normal da Praça da República – trabalhando como auxiliar de escritório e professor nos bairros da Bela Vista e da Liberdade. Diplomou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1907. Benedicto Galvão morreu em 13 de junho de 1943.
Postagens relacionadas:
Ministério AA-Afro: http://metodistaconfessante.blogspot.com.br/2013/11/3-regiao-descontinua-ministerio-de.html
Encontro Afro-Cristão: http://metodistaconfessante.blogspot.com.br/2012/03/5-encontro-afro-cristao.html
Pastoral sobre Racismo: https://docs.google.com/file/d/0B5RHc0GmfrIzRFZGQWpLa3diekU/edit?usp=sharing
Notícia publicada originalmente em: http://www.oabsp.org.br/noticias/2013/11/01/9099#.UnrlEboJKEc.facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário