sexta-feira, 11 de abril de 2008

Ministério pastoral: em busca de novos caminhos


Por Rev.Ronaldo Sathler-Rosa
[...]

7 - A atual supremacia da competição e da comercialização disseminada na aldeia globalizada se instalou, igualmente, no interior de igrejas alinhadas com o cristianismo.

É fator ponderável que ergue barreiras para a credibilidade da Igreja, na recepção pelo mundo contemporâneo da mensagem cristã. Ademais, a competição aninha sentimentos de superioridade, de arrogância e conseqüente rigidez doutrinária, acobertada por “argumentos” de “pureza da fé”, de “defesa dos autênticos valores cristãos”. Acompanham-na atitudes de desapreço e até mesmo de exclusão de outras igrejas e grupos de pessoas que não partilham as mesmas ênfases teológicas.
Concluindo, o fascínio que a vocação pastoral exerce sobre muitos de nós e sua abrangência muito além dos limites institucionais tradicionais é o que nos leva a submeter essas anotações a colegas, a leitoras e leitores interessados na missão da Igreja na atualidade. Outros caminhos vão se abrindo à medida que interagimos em resposta aos desafios desses “sombrios” tempos atuais. O diálogo com a sociedade é, também, expressão de nosso compromisso com o Evangelho que nos convoca: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa” (Mateus 5.14-15).


Para ler o texto completo acesse http://www.metodista.org.br/index.jsp?conteudo=6267
___________
Rev. Ronaldo Sathler-Rosa
Professor da Faculdade de Teologia e da Pós-Graduação em Ciências da Religião da UMESP. Adaptado de “A nova cidadania do cristianismo: da tutela à imersão”, artigo de Ronaldo Sathler-Rosa, publicado em Estudos de Religião, 32, 2007.

Nenhum comentário: