sábado, 29 de novembro de 2008

Casa dividida não subsiste

*Por Efraim Sanches Pereira
"se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir" Mt 3.25

Tenho ouvido algumas notícias advindas do mundo metodista. Informam que foram instaladas "tendas da prosperidade" em nossas igrejas, e o povo está passando por elas; que existem comunidades ainda celebrando os seus cultos utilizando o Hinário Evangélico e igrejas que nem mais sabem que existiu um dia esse Hinário. Cantam a esperança e a experiência das outras denominações.
Existem ainda, aqueles que, no afã de protegerem-se contra as artimanhas e ataques do Maligno, amarram correias ao pescoço de outros, batizam-nos de Leões de Judá e saem urinando nos cantos dos templos, para marcar o território de Jesus, o Leão de Judá. Existem os metodistas que querem viver a experiência do Apóstolo Paulo, de ter ido até ao terceiro céu. Assim, praticam o arrebatamento em suas reuniões de oração, levando colchonetes para as mesmas, sendo embalados ao som de músicas evangélicas hipnotizantes, com a finalidade de viver tais experiências astrais.
Existem os preocupados com o aumento do número de membros, que se apropriam da linguagem e dos métodos dos batistas, presbiterianos, e os aplicam na evangelização e discipulado na busca do crescimento da Igreja.
Existem aqueles que aprenderam que a religião é um fenômeno e por isso, todas essas manifestações místicas são coisa da ignorância que grassa no meio do povo brasileiro. É preciso racionalizar a fé. Existem os que entendem que a religião e o metodismo só se justificam no serviço libertário á favor do pobre contra a opressão do rico e do capitalismo.
Também existem os que enxergam na igreja um meio de ascender socialmente, preparando-se para serem os futuros dirigentes das nossas instituições, na ânsia de ganhar dinheiro e poder.Existem os que vivem das modas. Dente de ouro, arrebatamento, Dons espirituais, batalha espiritual, caminhadas para Jesus, e etc. Existem os irmãos que percebem Satanás em cada canto da comunidade e desejam exorcizá-lo, falar dele o tempo todo, alertando os desavisados e inconscientes. Precisam ser ensinados dioturnamente sobre as artimanhas do maligno.
Ao tomar conhecimento dessas notícias, também fico sabendo e vendo que existem metodistas interessados em conhecer as doutrinas de João Wesley e se aprofundar no saber bíblico, sem, contudo, descobrir onde. Ao cumprir minha disciplina diária iniciando com minha meditação matinal, esbarro no versículo acima e, quase automaticamente, lembro-me de outro texto da Palavra de Deus: "O meu povo está sendo destruido porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu, te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da Lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos" Os 3.6.
Minhas orações dessa manhã são para que as ovelhas do Israel espiritual reunido na Igreja Metodista brasileira encontrem o verdadeiro pastor, nos seus pastores e em seus bispos, pois "se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir" Mt 3.25.
________

* Efraim Sanches Pereira é Revdo metodista da 5aRE

Nenhum comentário: