sábado, 4 de julho de 2009

Ninguém perguntou (Não?) mas eu respondo assim mesmo

Ninguém perguntou (Não?) mas eu respondo assim mesmo


Sim, eu apoio e votaria favoravelmente, no próximo Concílio Geral, a uma eventual proposta que prorrogasse o mandato do atual presidente da minha Região Eclesiástica por mais dois anos até que se realizasse, no Concílio Regional, a eleição do novo bispo.

Concordo: a forma como me expresso parece resposta a uma pergunta que não foi feita.

Desculpo-me. Quis apenas contribuir. Você sabe, há no cenário político um fenômeno ao qual estudiosos e jornalistas dão o nome de "lançamento de um balão de ensaio". O termo é utilizado principalmente quando se quer testar a aceitação de uma idéia (que pode ser uma proposta ou até mesmo uma candidatura). A idéia, então, é lançada sutilmente, quase sem querer, de maneira tal que venha a ser entendida como um comentário despretensioso.
Pela reação provocada, pode-se avaliar o grau de sua aceitação ou rejeição e o resultado dessa avaliação é que orienta os passos seguintes.

Reajo. Que os desavisados não me entendam mal: não estou lançando nenhum balão mas reagindo. Considerando que em se tratando de igreja a dificuldade está em medir a reação, espero estar contribuindo.

Poderia, obviamente, levantar questões concernentes como, por exemplo, a que diz respeito à idade do candidato... Se, por ocasião do Geral, o postulante tinha idade para se candidatar, o Regional poderia considerar como válida sua candidatura. Poderia?
E outras como a que suspende a itinerância mantendo os atuais bispos nas regiões que presidem...

Repito: poderia, obviamente, levantar questões concernentes... Deixo-as para quem se interessar.


Fernando Cezar Moreira Marques
Pastor Titular da IM no Ipiranga, São Paulo, SP

Nenhum comentário: