sexta-feira, 24 de maio de 2013

Relato da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos/2013 - Belém/PA

Relato da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos/2013 - Belém/PA

De SOUC Belém Luterana




As celebrações da SOUC em Belém do Pará contaram com a presença de representantes de todas as igrejas e entidades/movimentos que compõem o Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs – CAIC: Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Presbiteriana Independente, Igreja Sírian Ortodoxa de Antioquia, metodistas, Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos - CEBI, Movimento dos Focolares e Associação Amazônica de Ciências Humanas e da Religião – ACER.

Essas igrejas, entidades e movimentos atuam juntos na caminhada ecumênica há algum tempo, o que facilita o planejamento nas reuniões preparatórias da Semana, pois há uma sintonia muito grande entre as pessoas envolvidas nessa tarefa. Prova disso são os cantos que foram entoados, previamente escolhidos, e que são do conhecimento de praticamente todos e todas que compareceram às celebrações, pois fazem parte de um repertório bem ecumênico.

A ausência de um clérigo metodista nas celebrações propiciou o esquecimento no momento de apresentarem as igrejas presentes. Contudo, na hora certa, sempre acontecia de uma pessoa atenta ressaltar a nossa presença ali. E isso se repetiu algumas vezes, mas em todas essas ocasiões sempre aconteceu o reparo.

Nossos irmãos e irmãs ecumênicos continuam a se mostrar solidários e oferecendo apoio a nós, metodistas ecumênicos de Belém, que hoje nos encontramos sem igreja.

Em algumas celebrações da Semana pôde-se contar com a presença do bispo anglicano para a Amazônia, assim como do bispo da Pastoral Ecumênica da Igreja Católica. Em todas as celebrações, porém, contou-se sempre com representante/s das igrejas e dos movimentos/entidades.







 Como é de praxe, o encerramento da SOUC, aqui, sempre é contemplado com o café da manhã e com o almoço, ambos realizados de forma compartilhada, ou seja, cada igreja e entidade/movimento contribuem com algo para esses momentos. Com essa prática, o encerramento se constitui num momento de confraternização, de alegria, de conhecer novas pessoas que chegam para juntar-se a nós, de fortalecimento dos laços de amizade. Enfim, muita coisa boa acontece, além de desfrutarmos de novos temperos e sabores da “culinária ecumênica”.


Esperamos que no próximo ano a SOUC seja ainda mais participativa do que foi este ano.

Mais fotos da SOUC/2013: http://metodistaconfessante.blogspot.com.br/2013/05/fotos-da-semana-de-oracao-pela-unidade.html

Nenhum comentário: