segunda-feira, 29 de julho de 2013

O Atual Poder Episcopal Metodista na Amazônia e o Compromisso Missionário Metodista Brasileiro

O Atual Poder Episcopal Metodista na Amazônia e o Compromisso Missionário Metodista Brasileiro

Comentário ao vídeo sobre o Barco Hospital Missionário da Igreja Metodista





  

Que os poderes episcopais metodistas da Região Amazônica, bem como de outras onde a altivez já se insurge contra a sensatez, sua organização administrativa, sua superintendência distrital, seus órgãos, setores e departamentos, seus pastores e líderes, bem como sua dignidade, respeito e admiração se rendam diante do exemplo destes homens e mulheres de Deus que, sendo de fora, fazem valer aqui dentro as diretrizes pastorais para a ação missionária metodista. Vergonha para @s desprovid@s de senso, humilhação para @s orgulhos@s, alegria e contentamento para @s humildes de coração. 



Que as ações missionárias metodistas na Amazônia e em todo o Brasil tenham esta mesma identificação com o jeito de ser metodista e seus documentos basilares. Que este modelo missionário seja permanente, não somente para agradar a igreja da Alemanha ou dos EUA afim de manter seus investimentos no Brasil ou quando a UMCOR estiver com os olhos atentos à situação missionária da Igreja Metodista, mas em todo o tempo, deixando de lado as loucuras e devaneios das pseudocélulas e seus enganos.

Parabéns ao Sr. José Magalhães pela qualidade profissional de sua apresentação. Perdoe-nos a correção, mas não são “centenas de pessoas [ou famílias] isoladas”, como frisa, mas “milhares de comunidades” como lembra a Dra. Márcia Rovenna.

Parabéns à Profª Luzinete, ao secretário Omar Araújo, ao secretário Valdino Alecrim, à gestora Natália Silva e ao agente José Lopes pela sinceridade e veracidade das afirmações. No entanto, temos que admitir que as questões levantadas possuem uma severidade muito mais acentuada.

O paradoxo do qual fala o Dr. Anazildo de que, tendo tido muita satisfação com tudo o que foi fazer sente que “alguma coisa ainda está devendo”, não se trata apenas de mera sensação, mas de uma indicação da própria consciência de que a presença missionária metodista na região é absolutamente precária e incipiente.

Ao contrário do que se declara no vídeo e em alguns de seus documentos norteadores, a Igreja Metodista não cumpre a missão de levar o evangelho às comunidades ribeirinhas.

Ainda há cerca de 32.999 comunidades para serem alcançadas na Amazônia por meio da ação social cristã, o que requer sério diálogo inter-religioso.

Finalizando, parabéns ao Sr. José Magalhães e ao Sr. Paulo Vieira pela qualidade obtida na edição do vídeo, à AIM e ao PSAF pela produção geral e a AMAS e UMCOR pelo apoio ao projeto.

Texto originalmente postado em:
 http://projetoluzevidamissaoamazonia.blogspot.com.br/2013/07/o-atual-poder-episcopal-metodista-na.html

Nenhum comentário: