segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Assédio Moral por Parte das Lideranças da REMA (Região Missionária da Amazônia) contra Acadêmica de Teologia - Parte 2

Assédio Moral por Parte das Lideranças da REMA (Região Missionária da Amazônia) contra Acadêmica de Teologia - Parte 2




Dando continuidade à divulgação do processo de assédio moral empreendido pela REMA contra a acadêmica de teologia Maria Renilda Tavares dos Santos, seguem outras informações a respeito do caso.

De acordo com a acadêmica Maria Renilda Tavares dos Santos, até o momento ela não foi ouvida pela Comissão Ministerial Regional ou pela COREAM da REMA. Segundo ela estas são as razões alegadas pelo Superintendente Distrital, pelo bispo da REMA e por outras lideranças regionais para sua exclusão e abandono, conforme mensagens recebidas por ela já divulgadas anteriormente:

Nas palavras do Bispo da REMA, são alegadas as seguintes razões para a não recomendação de continuidade dos estudos:

1.    “Não desistiram do que eles chamam de  "roteiro cultural"
2.    “Torna completamente inviável qualquer atividade em conjunto.
3.    “Eles querem usar nossas comunidades como "cobaias".
4.    “O interesse maior é deles e não nosso.
5.    “A irmã fez a opção de ir para São Paulo para estudar teologia, não estando mais em atuação na sua igreja local nem na Rema.”
6.    “Nem eu e nem o Pr. [SD] deu a você qualquer credencial para representar a Rema.”
7.    “A relação da Igreja Metodista com a Comunidade Maruwai, provocou certo desconforto na Área Nacional, especialmente por parte do Presidente da Igreja.”
8.    “Os projetos precisam passar e ser encaminhado para parecer do Bispo da Região.”
9.    “Não sabe de outras coisas que aqui estão acontecendo, especialmente depois, que pela primeira vez tivemos a visita do Colégio Episcopal por ocasião do seu Retiro Espiritual em Manaus no último fim de semana.”
10.  “A irmã informa a realização do seu projeto em Manaus e cita a Rema como sua parceira.”
11.  “Nunca recebi nenhuma informação da sua parte sobre esse projeto.”
12.  “Não foi nada combinado e nem acertado qualquer detalhe (data e outros) com o Pr. [SD].”
13.  “Para nós da Rema, esta fora do nosso projeto missionário.”
14.  “Alerto a irmã para não passar uma falsa imagem da Região Amazônica, pois não é uma região de miseráveis e empobrecidos, especialmente Manaus.”
15.  “Minha preocupação de projetos que são realizados sem a cobertura eclesiástica da Igreja Metodista sem o aval das autoridades competentes.”
16.  “Missionário/a é uma função eclesiástica com nomeação episcopal para um campo missionário específico e o que me consta a irmã não tem essa nomeação.”
17.  “A irmã oferece sua conta bancaria para receber doações como missionaria.”
18.  “As iniciativas foram unilaterais.”
19.  “A irmã vai precisar primeiro tomar conhecimento da nova missão, a visão missionária que estamos implantando na Rema é bastante diferente da anterior”
20.  “A irmã corre o risco de estar falando de coisas que não estamos fazendo mais e não falar das que estamos fazendo.”
21.  “Estive com você na Fateo lhe recomendei que você se dedicasse ao que você foi fazer aí, ou seja: estudar”.

Segundo relatos, foi alegado que a acadêmica desenvolve projetos que não tem relação com a FATEO, com a Igreja Metodista ou com a REMA. Tal alegação por parte da liderança da REMA é incorreta porque a acadêmica foi recomendada para a FATEO e que seu projeto junto às comunidades indígenas e ribeirinhas da periferia de Manaus é justamente o subsídio para o desenvolvimento de seu trabalho de conclusão de curso, visando a aplicação prática e missionária dos conhecimentos adquiridos na Faculdade e também os princípios do Plano para a Vida e Missão, do Credo Social e dos Planejamentos Estratégicos Missionários. Além disso, foi divulgado que a acadêmica não se apresenta aos pastores da Igreja Metodista em Manaus quando está em período de recesso acadêmico, que não tem sido diligente junto à sua comunidade (Manaus), que não tem se dedicado a seus afazeres acadêmicos e mesmo a alegação de que ela não solicitou formalmente a recomendação para a continuidade do seu curso.

Essas alegações são inverídicas como fotos e relatórios apresentados pela acadêmica provam (que pode ser visto na postagem http://metodistaconfessante.blogspot.com.br/2013/09/assedio-moral-por-parte-das-liderancas.html ). Outras são questões burocráticas cuja solução foi encaminhada junto à FATEO e à REMA, sendo apenas pretextos para dar ar de legalidade a um ato arbitrário.

Alegadamente houve falta de agradecimento e crédito a todos aqueles/aquelas que têm andado de mãos dadas com o projeto Sombra e Água Fresca, oferecendo a ele apoio e mesmo assistência financeira e deixou-se 
de reconhecer esse apoio.

Houve um esclarecimento por parte do Projeto Luz e Vida - Missão Amazônia mas isso foi insuficiente para que as pressões e retaliações contra a acadêmica cessassem.

Por fim, após a não-renovação da recomendação e do corte das bolsas habitação e alimentação, a acadêmica enviou uma carta à sua igreja de origem (Igreja Metodista Central em Manaus, reproduzida neste blog em postagem no dia 09/09/2013) descrevendo em detalhes minuciosos todo o processo de exclusão e abandono. Embora a carta tivesse sido amplamente divulgada, o bispo da REMA alegou não ter tido conhecimento da mesma, conforme correspondência reproduzida abaixo.


From: [...]
CC: mrenilda.santos@hotmail.com
Subject: RE: À Igreja do Senhor Jesus Cristo que está em Manaus-AM,
Date: Wed, 31 Jul 2013 11:40:54 -0300
Ola Pr. [...] e demais membros da Coream - Rema.

Graça e paz.
Eu não vou me pronunciar sobre esse assunto até que receba este documento oficialmente como Bispo Presidente da Região Missionária da Amazônia e consequentemente presidente da Coordenação Regional de Ação Missionária da Rema.
Seja qual for a intenção, a Igreja Metodista tem seu canais competentes pelos quais deve transitar as questões afim.
Precisamos de paz e tranquilidade para dar continuidade  a visão missionária que o Senhor nos tem dado e não podemos permitir que nada venha nos distrair, pois como disse Neemias " estamos fazendo uma grande obra ".


Um abraço a todos e todas.

[...] Bispo Missionário - Região Missionária da Amazônia



“Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade.” Salmos 2. V.8


From: mrenilda.santos
Subject: RE: À Igreja do Senhor Jesus Cristo que está em Manaus-AM,
Date: Thu, 1 Aug 2013 18:20:46 -0300

“Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.” (Mq 6.8)
A ausência de um pronunciamento já era aguardada. A mesma ausência já havia caracterizado este relacionamento. Não houve edificação, seja por meio de palavras, ações ou quaisquer outras formas de expressão.

Entre os destinatários de minha carta não se encontra a presidência regional, pois já é ciente de todos os assuntos que trato, inclusive dos que não foram mencionados nela.

Seja na presidência da Região Missionária da Amazônia, na presidência da Coordenação Regional de Ação Missionária da Rema ou na presidência da República Federativa do Brasil, atentar contra a integridade, segurança e bem estar de um ser humano é crime passível de punição. Não há prudência em se fazer acepção de pessoas. Claras são minhas intenções, e os canais competentes pelos quais devem transitar as questões afins não se limitam, necessariamente, aos da Igreja Metodista que nada tem haver com isto.

Deus não muda. A visão que o Senhor deu à Igreja Metodista do Brasil permanece a mesma e é claramente identificável nos documentos que norteiam as ações missionárias metodistas.

A paz e a tranquilidade desejadas para dar continuidade à visão missionária metodista brasileira serão alcançadas quando a misericórdia e a verdade se encontrarem; quando a justiça e a paz se beijarem (Sl 85.10).

A paz e a tranquilidade desejadas não surgirão antes disso. Se surgirem, é prudente que se verifique o que realmente está debaixo da pele das ovelhas.

Se estamos fazendo uma grande obra, seria igualmente prudente verificar o que o Senhor pede de nós, pois o que Ele quer é que pratiquemos a justiça, amemos a misericórdia, e andemos humildemente com o nosso Deus (Mq 6.8).
No Amor de Cristo Jesus,
Maria Renilda Tavares dos Santos.
“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” Mc 16.15

Outras postagens sobre assédio moral nas igrejas evangélicas:

09 de setembro de 2013

Assédio Moral por Parte das Lideranças da REMA (Região Missionária da Amazônia) contra Acadêmica de Teologia
http://metodistaconfessante.blogspot.com/2013/09/assedio-moral-por-parte-das-liderancas.html

04 de setembro de 2013


Igreja Mundial do Poder de Deus é condenada por assédio moral
http://metodistaconfessante.blogspot.com.br/2013/09/igreja-mundial-do-poder-de-deus-e.html

19 de agosto de 2013

Assédio Moral na Igreja - Prática Nefasta que Urge Combater
http://metodistaconfessante.blogspot.com.br/2013/08/assedio-moral-na-igreja-pratica-nefasta.html

Um comentário:

Damaris Paula disse...

Que bom que alguém se levantou para ajudar a MRenilda! oro a Deus para que ela seja atendida. Dizer que "não há pobres em Manaus é nunca ter visitado as palafitas nos igarapés. muito estranha esta situação. Damaris Alcantara