segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A Posição Metodista a Respeito do Ecumenismo

A Posição Metodista a Respeito do Ecumenismo


A Igreja Metodista é, em todo mundo, uma das principais fomentadoras do diálogo cristão, do ecumenismo e da cooperação religiosa. Todavia, sua posição oficial muitas vezes é desconhecida pela membresia e o verdadeiro significado da palavra "ecumenismo" é distorcido, por falta de conhecimento ou mesmo por oposição ao diálogo, por considerar que o diálogo e a cooperação irão criar uma única igreja e que as ênfases doutrinárias de cada denominação serão ignoradas e apagadas.

É importante, porém, que cada metodista conheça primeiramente o que é ecumenismo, bem como conheça a posição da Igreja Metodista frente a este tema que é polêmico mas importante para definir as relações institucionais e comunitárias entre a Igreja Metodista e as outras igrejas cristã e instituições religiosas.

Em 1999 o Colégio Episcopal divulgou a Carta Pastoral sobre Ecumenismo, um detalhado estudo sobre as relações intereclesiais. 




(clique na imagem acima e acesse a Carta Pastoral sobre Ecumenismo) 

No Concílio Geral de 2006 foi aprovada uma proposta que retira a Igreja Metodista de todos os organismos ecumênicos nos quais haja a participação da Igreja Católica Romana. O consenso é de que a presença da Igreja Metodista em tais órgãos cria constrangimentos e dúvidas na membresia e, para esclarecer tais dúvidas é escrita uma nova carta pastoral, Para que todos sejam Um - A Perspectiva Metodista para a Unidade Cristã, publicada em 2009.




(clique na imagem acima e acesse a carta pastoral Para que todos sejam Um)

A recomendação do Colégio Episcopal, por ocasião do lançamento desse documento, é de que ele fosse utilizado pelas igrejas locais como subsídio de estudo e aprofundamento em Escolas Dominicais, reuniões de grupos societários, discipulado e outros, através da leitura e discussão em grupos. 

No Concílio Geral de 2011 foi apresentada uma proposta visando a valorização e dinamização da Carta Pastoral Para que todos sejam Um, visando o estudo, a meditação, oração e orientação de toda a membresia, para a edificação da igreja dentro de nossa herança e doutrina histórica. A proposta, por falta de tempo no CG, foi encaminhada à COGEAM e aprovada. Desta forma a Igreja Metodista, através do Colégio Episcopal, COGEAM e demais segmentos da Área Nacional da Igreja deverão, no próximo período eclesiástico, promover o estudo e a divulgação dos conteúdos deste importante documento para a nossa identidade e unidade doutrinária.

Texto republicado. Postado originalmente em 04/06/2012: http://metodistaconfessante.blogspot.com.br/2012/06/posicao-metodista-respeito-do.html

Nenhum comentário: