segunda-feira, 10 de março de 2014

Os temas “cultura” e “cidadania” na Conferência do Nordeste de 1962, na Igreja Metodista, segundo os seus Credos Sociais, e a revista da juventude Cruz de Malta.


Os temas “cultura” e “cidadania” na Conferência do Nordeste de 1962, na Igreja Metodista,  segundo os seus Credos Sociais, e a revista da juventude Cruz de Malta.



Helmut Renders





Introdução



O tema deste painel é “Uma análise da Conferência do Nordeste”. Concentrar-me-ei em dois  temas importantes da conferência, a cultura e a cidadania. Proponho esta dupla abordagem por quatro razões: Primeiro, considero como os atores da Conferência do Nordeste estes dois temas chaves da presença protestante no Brasil e aptos para testar a qualidade dessa presença; segundo, proponho contribuir para a tese dupla da ausência cultural e da presença cidadã do protestantismo no Brasil; terceiro, acredito que se precisa ainda explorar mais esta relação entre cultura e cidadania em si; quarto, o tema faz-se também necessário pela relativa ausência de metodistas entre os palestrantes principais na Conferência do Nordeste.



Afinal, os temas tratados tinham somente perifericamente a ver com a tradição metodista no Brasil, a forma de sua práxis no cotidiano ou até mais do que transparece na conferência? E, se for o caso, tratava-se de uma sintonização ao longo do tempo ou de um interesse recente?

Como caminho de investigação, proponho, primeiro, estudar como a Conferência do Nordeste avaliava a relação entre Protestantismo, cultura  brasileira e cidadania. Depois, mostro como os conceitos da cultura e da cidadania foram aos poucos integrados nos Credos Sociais da Igreja Metodista do Brasil de 1930 e 1960 e como eles estavam presentes na revista Cruz de Malta, uma publicação cuja redação era da juventude metodista. Dessa forma, quero esclarecer até que ponto as propostas ou exigências formuladas em uma conferência panprotestante tinham proximidade ou não com a caminhada e a vida na época de uma das suas igrejas colaboradoras.

Artigo completo: Baixar aqui.

Nenhum comentário: