terça-feira, 5 de agosto de 2014

Rede Metodista de Educação desmorona - Cinco universidades metodistas são postas à venda

Rede Metodista de Educação desmorona - Cinco universidades metodistas são postas à venda.




A COGEAM - Coordenação Geral de Ação Missionária, reunida no último fim de semana na Sede Nacional, deliberou pela venda da carteira de alunos do IPA, da UNIMEP e do Izabella Hendrix, contrariando parecer contrário e unânime do Colégio Episcopal e do CONSAD. O CONSAD havia dado parecer favorável à venda em dezembro de 2013, mas reconsiderou sua posição recentemente. O edifício do Instituto Bennett está sendo negociado com o Mackenzie, conforme informações.

A COREAM da Segunda Região Eclesiástica (RS) entrou com ação na Comissão Geral de Constituição e Justiça para obtenção de liminar contra a decisão da COGEAM de vender a carteira de alunos do IPA.

Conforme reportagem publicada pelo site da revista Exame, cinco das oito universidades metodistas estão à venda: Universidade Metodista de Piracicaba, Faculdade de Birigui, o Centro Universitário Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, o Centro Universitário de Porto Alegre e a Faculdade Metodista Santa Maria.

A crise das instituições de ensino da Igreja Metodista tem se arrastado a pelo menos uma década e desde então a Igreja tem sido incapaz de dar uma solução adequada ao caso.

A despeito dos inúmeros pedidos por transparência administrativa, não há resposta do Colégio Episcopal ou da Sede Nacional aos pedidos.


Metodista pode vender cinco de suas oito universidades

Segundo reportagem do Valor, operação pode ser fechada por R$ 250 milhões e já há interessados


Giz, apagador e lousa
Stock.Xchange
Igreja Metodista pode vender boa parte de suas universidades
São Paulo – A Igreja Metodista pode vender cinco de suas oito universidades, segundo reportagem do Valor Econômico, desta terça-feira. A operação pode ser fechada por 250 milhões de reais
As universidades que estão sendo negociadas, de acordo com o jornal, seriam: a Universidade Metodista de Piracicaba, Faculdade de Birigui, o Centro Universitário Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, o Centro Universitário de Porto Alegre e a Faculdade Metodista Santa Maria.
As cinco faculdades somam cerca de 25.000 alunos e há pelo menos seis ou sete grupos interessados no negócio, disse o Valor. Entre eles, o Ser educacional, Cruzeiro do Sul, Laureate e Whitney. 
Se fechada, a operação será a primeira envolvendo universidades mantidas por uma igreja.


Nota de Esclarecimento emitida pelas Instituições Educacionais Metodistas http://metodistaconfessante.blogspot.com.br/2014/08/nota-de-esclarecimento-emitida-pelas.html


Um comentário:

Adonias Pereira do Lago disse...

Com referência à matéria veiculada em 05 de agosto de 2014, no Jornal Valor Econômico, as instituições educacionais metodistas vêm a público esclarecer:

1. As instituições educacionais metodistas que atuam com a Educação Superior já receberam e recebem muitas propostas para aquisições. Trata-se de um movimento esperado, levando-se em consideração a qualidade e a tradição metodista na Educação, bem como a dinâmica do segmento que está à busca de expansão a partir de escolas mais renomadas.

2. A mantenedora da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) não possui o passivo tributário nos termos noticiados pela matéria jornalística. Há regularidade fiscal e os parcelamentos firmados pela Instituição com o Governo Federal são pagos rigorosamente em dia. No mais, está em vigor a Certidão Negativa de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União, pois a instituição é cumpridora de todos os requisitos legais, inclusive com a concessão de bolsas de estudos a pessoas carentes, conforme critérios previstos em lei. Não existe discussão sobre esse tema em trâmite no Supremo Tribunal Federal, conforme foi erroneamente veiculado.

3. A Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep está entre as instituições de ensino superior mais conceituadas do País, de acordo com o Ministério da Educação (MEC) e outras importantes avaliações do segmento da educação. A Unimep é a segunda melhor instituição não-pública do interior do Estado de São Paulo, segundo Ranking Universitário da Folha (RUF) na categoria Ensino. E, na classificação nacional deste ranking, é a 10ª colocada, em um universo de 92 universidades privadas. Já na classificação do Guia do Estudante, da Editora Abril, das 24 graduações avaliadas, 20 são estreladas, ou seja, 84% estão entre as melhores do Brasil.

4. As instituições educacionais metodistas têm uma tradição que remonta há mais de 140 anos de presença no Brasil. É uma trajetória marcada pela qualidade e a dedicação pela transformação da sociedade a partir dos princípios éticos cristãos. Reafirmamos o nosso compromisso em continuar a atuar na educação, pautados pela defesa do bem comum, justiça, paz e solidariedade.

São Paulo (SP), 05 de agosto de 2014.

Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista
Instituto Metodista Centenário
Instituto Metodista de Educação
Instituto Metodista Izabela Hendrix
Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista
- See more at: http://metodista.org.br/nota-de-esclarecimento-emitida-pelas-instituicoes-educacionais-metodistas#sthash.xore48RJ.dpuf