segunda-feira, 30 de maio de 2011

Relato do Encontro Presencial Confessante

Relato do Encontro Presencial Confessante, nos dias 28 e 29 de maio, na Igreja Anglicana - Paróquia da Santíssima Trindade.





O primeiro dia começou às 9h30. Depois da devocional que foi acompanhada de muitos abraços, café e amizade, iniciamos o painel com João Wesley Dornellas com o assunto Autoridade e Autoritarismo. João Wesley fez uma recuperação histórica das relações de poder na igreja metodista, desde antes da autonomia até os dias atuais. Depois do grande nome do movimento metodista, ouvimos as emocionantes palavras do irmão Saulo, que nos contou - com toda a graça que só o sotaque norte-nordeste tem - a história da comunidade de Belém do Pará: Desde a sua criação até a adoção por Bela Aurora.

Almoçamos nas imediações, e logo voltamos para a tarde.

 Na volta nos dividimos em grupos de oito pessoas para refletir a  respeito dos painéis apresentados. Levantamos questões, reflexões e  trocamos muito conhecimento entre nós à partir da apresentação das discussões de cada grupo e a reação de todos em roda. Ainda à tarde, procedemos uma pequena mudança na agenda, não discutindo as propostas ao Concílio Geral, mas adiantando o assunto sobre os rumos dos metodistas confessantes. Anivaldo apresentou as dificuldades de institucionalizar o Movimento Metodista Confessante. Arthur, como bom advogado que é, mostrou as falhas da argumentação do Anivaldo ao apresentar um tipo de  Sociedade não-personalizada. Após cantar Finda-se este dia e orar brevemente, nos despedimos na certeza de encontrar-mo-nos no dia 29.

Abrimos o dia 29 com um belo café-da-manhã comunitário. Muita alegria, confraternização, abraços. 
Passamos, por volta das 9h30 para uma reunião coordenada pelo Arthur Dianin. Na tarde anterior houveram as provocações do Anivaldo Padilha e do Arthur Dianin a respeito dos próximos passos da Rede Metodista Confessante. Estamos na internet desde novembro de 2007 e precisamos começar a caminhar de uma forma mais orgânica. O irmão Arthur coordenou as discussões, baseadas na discussão em grupo no dia anterior, para começarmos a esboçar um escopo de atuação, de organização mínima e de caminhada presencial.

às 10h45 interrompemos os trabalhos para participar do culto eucarístico na Igreja Anglicana. Foi uma liturgia muito bonita. Houve responso congregacional em canto gregoriano, houve hinos do Hinário Episcopal, hinos conhecidos nossos mas com letra em tradução levemente diferente, houve orações contemporâneas escritas em reuniões ecumênicas recentes, houve orações tradicionalíssimas do Livro de Orações Comum, uma homilia bastante didática e uma celebração da Ceia do Senhor na qual todos nós nos sentimos acolhidos e abençoados. O rev.Arthur, pároco da igreja que nos hospedou, nos saudou e pudemos agradecê-lo pessoalmente pela acolhida.

Após o almoço voltamos para a reunião. Como muitos teriam a necessidade de viajar muitas horas, combinamos tocar a reunião sem interrupções até as 15h30. Neste momento da tarde alinhavamos melhor as questões organizacionais. Definimos forma de contribuição e financiamento, forma de nos apresentarmos oficialmente e presencialmente ao Colégio Episcopal. O Paulo Silas e o Arthur Dianin ficaram responsáveis pela elaboração dos documentos fundantes da Rede Metodista Confessante em forma de associação. Um Comitê Coordenador Provisório foi escolhido para tocar esse momento ímpar na nossa Rede, formado por Maria Newnum, Arthur Dianin, Paulo Silas Lara, Anivaldo Padilha e Fabio Martelozzo. Esse comitê será provisório, para levar a cabo as tarefas que temos. No final pudemos ouvir o rev.Moisés Coppe, suas angústias, sua preocupação mas sobretudo sua fé, sua alegria e sua confiança no Senhor. 

No final houve mais um momento de confraternização, tomando café da tarde, comendo uns acepipes, tomando suco e trocando idéias.

Definiu-se que haverá outro Encontro Nacional Confessante para uma data futura, entre setembro e outubro, para avaliarmos o pós-Concílio Geral e colocarmos nosso carro nos trilhos. Estamos certos e convictos de nosso papel na Igreja Metodista, que foi definido por um dos participantes como o papel de Natã na vida de Davi. Um papel profético, denunciador mas um papel de amor, de quem conhece e ama aquele a quem admoesta.

Aguardamos com ansiedade e fé o próximo Encontro Nacional Confessante 

Nenhum comentário: