terça-feira, 28 de junho de 2011

Carta dos membros da Igreja Metodista em Bela Aurora para o revmo.bispo Roberto Alves de Souza e para o rev.Luiz Carlos Rampinelli

Carta dos membros da Igreja Metodista em Bela Aurora para o revmo.bispo Roberto Alves de Souza e para o rev.Luiz Carlos Rampinelli  

Juiz de Fora, 19 de dezembro de 2010.

Revmo. Bispo Roberto Alves de Souza

Bispo Presidente da IV Região Eclesiástica da Igreja Metodista no Brasil

Rev. Luiz Carlos Rampinelli

Superintendente Distrital da Serra da Mantiqueira e sul de Minas

E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,

à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade,

 à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor. ...

... E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações; II Pedro 1 vs 5,6,7 e 19

Queridos Bispo Roberto e Rev. Luiz Carlos.

Que a Paz de Deus e sua infinita Graça anteceda em seus corações esta carta coletiva que a nós, Povo Metodista que se congrega na Igreja Metodista de Bela Aurora, pareceu bem escrever e encaminhar.

Certamente que muitas coisas têm sido faladas a respeito do que aconteceu recentemente em nossa igreja local.

O autor da carta aos Hebreus nos inspira a dizer que nós, “que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso, e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta” (Hebreus 12:1)

Com efeito, somos testemunhas de que o nosso Deus agiu e continua agindo no meio de seu povo. Por isso desejamos, por nós mesmos, testemunhar que Deus estava presente conosco no ato de acolhimento, pela Igreja Metodista de Bela Aurora, dos 17 irmãos/irmãs metodistas da cidade de Belém do Pará. Não apenas testemunhamos como participamos ativamente de todo o processo de relacionamento e integração com os queridos irmãos/ãs, metodistas ativos/as e desejosos/as de continuar a professar e expandir em sua cidade a missão de evangelizar, na condição de membros do corpo de Cristo e da Igreja Metodista. Por isso rogamos-lhes que estejam atentos ao nosso relato, pedindo a Deus que complete em seus corações, e no das demais autoridades e membros de nossa amada Igreja Metodista, o testemunho que queremos dar.

Como já se sabe, alguns membros da Igreja Metodista em Belém pediram suas transferências para a Igreja Metodista de Bela Aurora. Um momento de integração e acolhimento foi cuidadosa e amorosamente planejado. Solicitamos doações para custear a viagem de alguns irmãos de Belém do Pará até Juiz de Fora. Os oito irmãos que puderam vir também estavam representando os que ficaram.

Rev. Moisés Abdom Coope, como diligente pastor que é, levantou-se às 3:30 da manhã do dia 27 de novembro e foi ao Rio de Janeiro buscar suas novas ovelhas. Na chegada a Juiz de Fora, Rev. Moisés reuniu-se com o grupo, saudando-os com carinho. Fez a leitura de Mateus 5:1-10, que narra serem bem-aventurados aqueles que têm fome e sede de justiça. Rev. Moisés declarou ter a consciência de estar sendo criticado por alguns por essa decisão de recebê-los como membros de Bela Aurora, porém destacou a sua tranqüilidade em fazê-lo já que o seu maior compromisso nessa sua fase da vida era o de manter-se fiel ao Evangelho e àquilo em que cria.

Os irmãos/ãs de Belém se apresentaram, e deram testemunhos de sua fé. Foi um momento extraordinário e emocionante. Todos declararam o seu amor por Cristo e sua Igreja, bem como o grande amor que sentem pela Igreja Metodista. Eles fizeram uma longa, cansativa e dispendiosa viagem, simplesmente porque queriam continuar fazendo parte do Povo Chamado Metodista.

E nos relataram os motivos que os trouxeram até nós em busca de acolhimento. O grupo informou ainda que, devido aos empecilhos que estavam enfrentando para se reunir em sua igreja local, optaram por fazer os cultos nos lares uns dos outros, mas que se sentiam como ovelhas sem pastor. Muitos/as de nós, que já havíamos passado por situações semelhantes e fomos prontamente acolhidos pelo pastor e pela Igreja de Bela Aurora, sentimos no coração o desejo ardente de estar ao lado do Rev. Moisés na acolhida amorosa e generosa desse grupo; e esse foi o sentimento de toda a igreja que já tem essa característica de ter acrescentada à fé, a virtude da fraternidade.

A reunião com o Rev. Moisés teve que ser interrompida em razão do avançado da hora, pois os irmãos que vieram de Belém deveriam se dirigir para as casas onde ficariam hospedados, para almoçar e tentar descansar um pouco. Mas, para os irmãos de Bela Aurora que acompanharam este primeiro encontro, ficou a certeza de que esses nossos irmãos metodistas de Belém precisam ser ouvidos. Eles demonstram ter a graça, os dons e os frutos que caracterizam os verdadeiros cristãos.

À tarde, depois de um estudo participativo ministrado pelo Professor Doutor Zwinglio Mota Dias, tivemos um debate em que estiveram presentes metodistas de outras localidades do país, pastores e membros da Igreja. Os trabalhos foram encerrados com uma deliciosa confraternização regada a pizzas, nas dependências da igreja.

É difícil traduzir em palavras o quão gratificantes foram os momentos que vivenciamos como povo de Deus nesses dois dias de pura comunhão e celebração. Como outrora, dividimos nossas casas, nossas camas, nossas refeições,nosso amor fraterno.

No domingo, dia 28, tivemos no culto matutino a presença do coral da Igreja com belos hinos; o pastor Moisés Coppe dirigiu e o pastor Adahyr Cruz trouxe a mensagem: “texto bíblico de Mt.5:13-16 -  “ Vós sois o sal da terra e luz do mundo...”. Outros pastores presentes: Rev. Messias, Rev. Plínio, Rev. Trevenzoli. Destacamos aqui as palavras de saudação do Rev. Adahyr: Vivemos um tempo histórico de muitos sinais de fraternidade e compromissos cristãos.  Aqui em Bela Aurora, desde ontem, realizamos um encontro que o Espírito Santo inspirou para o testemunho do amor entre os irmãos que verdadeiramente se amam. Saudamos em Cristo os irmãos/(ãs) que vieram de Belém, para renovarem aqui suas esperanças de continuarem, como comunidade de fé, dentro de nossas tradições metodistas. Saudamos todos os irmãos (ãs) da Igreja de Bela Aurora e a seu pastor Moisés, pela festa de acolhimento à Congregação de Belém. No amor de Cristo não há espaço para exclusão e separação, ninguém fica de fora porque a missão que é de Deus inclui a todos.

Após a mensagem, o Rev. Moisés chamou à frente e formalmente apresentou os novos membros belenenses da Igreja Metodista de Bela Aurora. Cada um dos outros nove, que não puderam vir foi representado por irmãos/ãs visitantes e da nossa comunidade de fé. Nesse instante foi feita uma conexão, via internet (Skype), através da ação de uma turma de jovens da Igreja de Bela Aurora, passando o pastor a falar também com o pessoal que ficou em Belém, sendo cada um deles apresentado, pelo telão, à igreja em Juiz de Fora, inclusive Dona Gertrudes, mãe da Fátima, fundadora do trabalho metodista em Belém.

O pastor Moisés se dispôs, com o nosso aval, a acompanhar mensalmente a estruturação do novo ponto missionário em Belém e nós nos comprometemos a manter um estreito relacionamento com nossos irmãos, quer através dos meios eletrônicos, quer acompanhando o pastor Moisés quando possível. O culto foi encerrado, havendo ainda a apresentação de um vídeo pelo grupo de Belém mostrando a culinária, as belezas e riquezas daquela terra.

Toda a igreja participou de um churrasco de confraternização em mais uma oportunidade de estreitamento de laços. Depois de um passeio para reconhecimento da cidade e um breve descanso, nos reunimos novamente para louvar e agradecer a Deus a oportunidade que tivemos de encarnar o evangelho, de podermos, sustentados por Ele, estar atentos à palavra profética, e tal como uma candeia iluminar até que desponte a aurora.

Ainda no culto vespertino, pudemos repartir o pão e o vinho na celebração da Santa Ceia. Foi emocionante a partida de nossos irmãos/ãs e visitantes ao som de “Uma Bênção Antiga”, entoada pelo coral. Como pastor atento a suas ovelhas, o Rev. Moisés Coppe acompanhou o grupo até o aeroporto Tom Jobim na Van do nosso irmão Mazinho, que esteve o tempo todo à disposição dos irmãos.

E é porque temos sido pastoreados/as com amor e acolhimento pelo pastor Moisés, que o mesmo sentimento tem existido da parte de cada irmão/ã para com o outro/a. Assim, com o mesmo sentimento acolhemos junto com o pastor Moisés nossos irmãos/ãs belenenses. Expressamos aqui o nosso testemunho do que vimos, ouvimos e vivemos para a glória de Deus. A Ele todo o poder.

Testemunho de alguns irmão/ãs que estiveram conosco nesses dias:

Pela manhã, tivemos um culto belíssimo, com o coral cantando “Maravilhosa Graça” e outros hinos. Foi lindo ver a congregação cantar: "Não é dos fortes a vitória, nem dos que correm melhor..."Voltamos para o Rio com o tempo arrochado para os irmãos não perderem o vôo. Dentro da Van, em cada banco, uma lembrancinha do Encontro dada pelo pessoal de Bela Aurora.Também colocaram na Van um lanche delicioso, de um pão quentinho recheado com queijo e presunto, super gostoso, com refrigerante. Nos deliciamos, especialmente o Pastor Moisés, que comia com a alegria de uma criança. (Cibele Paradela)

É quando desponta a aurora que o choro de uma noite se transforma em risos. Eu, que também sou “da alva”, pude ser testemunha da luz que em “Bela Aurora” brilhou nesse fim de semana. Em comunhão com nossos irmãos de Belém, no primeiro domingo do Advento, tendo Moisés como nosso pastor, e homens, mulheres, jovens e crianças, metodistas de boa vontade, a anunciar as boas novas da esperança, da fé e do amor concretizadas no acolhimento. ACOLHIMENTO! Foi essa a palavra de ordem do evento. Como outrora, os irmãos foram recebidos nas nossas casas. Corações aquecidos pelo relacionamento, pela comunhão, pelo riso franco, pelo compartilhar das emoções, lágrimas, tristezas e alegrias. Abnegação de alguns, comparecimento de todos, pizzas no fim de noite. O corpo pedindo descanso e a alma aflita querendo que o tempo andasse devagarzinho. “Carpe diem”. Na “bela aurora” do domingo, soou uma melodia que nos trouxe à memória tempos de irmandade metodista convicta “Vigiar e Orar embora o céu sereno pareça um dia calmo anunciar...”(Dalva Dianim Berzoini)

O culto da manhã dominical foi um primor. E até significando inclusão, cheio de emoção, lá estava Reverendo Adahyr cantando no coral de Bela Aurora. Foi vibrante o cântico tanto do coral, quanto da congregação, nos hinos e no louvor. “Nas estrelas vejo sua mão...” com pessoas de todas as idades e identidades cantando com igual entusiasmo. Reverendo Adahyr, tanto cansado como emocionado, com sua mensagem incisiva, verdadeira, ao mesmo tempo denunciando o pecado e, como um pastor, conduzindo as ovelhas, carregando todos nós no colo. Nós precisamos disto. Gostei de ver Reverendo Plínio, jovem valor, por lá. A liturgia foi dividida com os irmãos presentes. Ester, de Belém, acendeu simbolicamente, com os irmãos de Belém, a primeira vela do Advento. Eu estou orgulhoso de ter incluído meu irmão, Carlos, de Monte Castelo, que foi abraçado e acolhido por todo o Grupo. Ele é o início da nossa caminhada num abraço às pessoas mais simples, que não têm o computador como ferramenta habitual.(Isaías Laval)

Bela Aurora foi, seguramente, palco de um evento digno do nome! A motivação foi crescente de sábado à noite de domingo! Além da simpatia e dinamismo do grupo de Belém, contamos com o reforço ativo de Cléber e Cibele, Isaias e Carlos Laval, Cetrulo e Regina, Jessé e Marcos, jaider e Nádia, Adahyr, entre outros! Se não fosse metodista neste final de semana teria me tornado um dos! (Messias Valverde).

Amados Bispo e Superintendente Distrital, este é um testemunho verdadeiro e fiel, que desejamos repartir com vocês, nossos irmãos, investidos de autoridade dispensada por Deus, para a realização de Sua obra e para o bem da Igreja. E, quando Deus permitir, queremos, de viva voz, lhes dar testemunho de tudo o que “temos ouvido, vivido, aprendido e visto”.

Que a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, nosso Pai, esteja com os amados irmãos, acompanhando-os nos seus respectivos ministérios. Essa é a nossa oração. Seguem assinaturas:

Nenhum comentário: