segunda-feira, 15 de julho de 2013

Resposta à Solicitação de Informações sobre os Gastos com o Retiro dos Bispos

Resposta à Solicitação de Informações sobre os Gastos com o Retiro dos Bispos




No dia 08/07/2013 enviamos uma mensagem de e-mail ao revmo.Adonias Pereira do Lago (Presidente do Colégio Episcopal) e à revda.Joana D'Arc Meireles (Secretária Nacional de Vida e Missão) solicitando informações referentes aos gastos que a Igreja Metodista teve com o Retiro dos Bispos nos anos de 2012 e 2013. Perguntamos também se parte dos gastos com os retiros foi coberta através das instituições de ensino metodistas filiadas ao COGEIME, através das Regiões ou cobertos pessoalmente pelos participantes nos retiros. Também solicitamos as planilhas de custos da Sede Nacional e os balancetes. 

Entendemos que nossa solicitação está em ordem, visto os solicitantes (vinte e treês signatários) serem membros da Igreja Metodista em sete das oito regiões eclesiásticas e missionárias, e portanto como membros da Associação da Igreja Metodista concluímos que temos direito ao acesso às informações.

Reafirmamos que a solicitação de informações foi feita após o revmo.Adonias ter sugerido que entrássemos em contato com a Sede Nacional para obtermos as informações financeiras que os membros de uma associação (no caso, a pessoa jurídica que representa a Igreja Metodista nas esferas públicas - a Associação da Igreja Metodista) tem o direito de acesso.

Em resposta no dia 09/07/2013 o revmo.Adonias autoriza o envio das informações mas não autoriza a publicação das mesmas no blog da Rede Metodista Confessante, alegando que cada membro da Igreja Metodista que desejar receber as informações poderá fazê-lo diretamente à Sede Nacional da Igreja Metodista.

Em resposta do dia 09/07/2013 a revda.Joana D'Arc enviou uma cópia do Balanço Patrimonial de 2011, publicado no Expositor Cristão de novembro de 2012.

http://www.metodista.org.br/arquivo/553/AF_expo_nov_flip.pdf

Portanto, após uma semana de solicitação, não recebemos as informações que pedimos. O custo total dos Retiros dos Bispos de 2012, realizado em um complexo turístico na região amazônica, e do Retiro dos Bispos de 2013, realizado em Natal, não foram revelados. Também não foi esclarecido a forma como os gastos foram cobertos e se houve transferência de recursos das instituições de ensino para pagar despesas do Colégio Episcopal.

"Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus" Mateus 5.20

Leia também: Solicitação de Informações à Sede Nacional da Igreja Metodista.



Leia também: Retiro dos Bispos ou Férias na Praia?

2 comentários:

Klaus Schützer disse...

Sou um dos signatários da "Solicitação de Informações sobre os Gastos com o Retiro dos Bispos", mas em nenhum momento eu cheguei a imaginar que receberia alguma resposta e muito menos uma resposta que traga transperência sobre o uso de nossos dízimos e do orçamento de nossas instituições de ensino, pois estou convencido que há muito que queiram, ou precisem esconder. Este grupo, que usurpou o poder da Igreja Metodista há muito se afatou dos preceitos de fundador do Metodismo, e até que consigamos novamente retornar ao Metodismo verdadeiro, não há o que se esperar.
Devemos, portanto, continuar a exercer o dízimo, mas isto não pode ser um ato passivo. Precisamos, como fiéis cristãos e metodistas, garantir que nossos dízimos não estejam simplemente caindo numa cota reginoal e sendo utilizado para alimentar "retiros espirituais e confraternizações" nas belas dunas nordestinas. É nossa obrigação como cristãos garantir que o dízimo seja integralmente aplicado na missão e nas obras, portanto, vamos doar nossos dízimos diretamente para os trabalhos que estejam sendo desenvolvidos por irmãs e irmãos comprovadamente comprometidos com o Reino de Deus e ações do Metodismo verdadeiro.
Klaus Schützer

PS: sugiro que o Blog deixe de receber comentários anônimos, ou não devidamente identificados.

Projeto Luz e Vida: Missão Amazônia disse...

Prezado Klaus Schützer, obrigado por compartilhar sua posição. Ela ajuda a nos posicionar corretamente também.
Gostaria de compartilhar algo mais que julgo pertinente. Você poderia fornecer um e-mail de contato? O meu é projeto_luz_e_vida@hotmail.com e marcio.mrocha@hotmail.com. Grande abraço.

Márcio Monteiro Rocha (signatário)