terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Mensagem de Natal da Prefeita de Belém, Palestina – Vera Baboun

Mensagem de Natal da Prefeita de Belém, Palestina – Vera Baboun

Desde uma pequena gruta em Belém a mensagem de amor, esperança, justiça e paz, se espalhou por todo o mundo.
Image
Vista panorâmica da Cidade Palestina de Belém, ao fundo, Colinas da Jordânia.
Hoje, a nossa pequena vila se transformou em uma vila menor ainda, devido à expansão dos assentamentos israelenses, mas a mensagem de Jesus Cristo continua em nossos corações, superando com esperança a aflição de décadas vividas sob ocupação externa e sendo privados de nossos direitos.
Em Belém, apesar das dificuldades, nós temos a obrigação de olhar para o futuro com esperança. Nós celebramos, pois grande parte de nossa “Cidade Antiga” se transformou Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e o restauro da Igreja da Natividade, começou sob o patrocínio do Presidente Mahmoud Abbas.
Nosso setor privado continua a investir apesar dos obstáculos colocados pela ocupação, e nosso povo continua a protestar pacificamente contra as injustiças impostas sobre eles, enquanto a comunidade internacional apenas observa simpaticamente.
Uma vez por ano, a cidade de Belém entra em milhões de casas pelo mundo todo através da figura que nasceu na nossa pequena gruta. Mais de 2000 anos se passaram desde este momento, e o povo de Belém continua a proteger e cuidar desses lugares onde a Sagrada Família deixou seu legado.
Como o Papa João Paulo II disse-nos em sua visita à nossa cidade me 2000, “Os pastores de Belém foram os seus antecessores, seus antepassados”.
Mas Belém não é um museu, nem apenas uma gruta. É uma experiência viva de luta diária pela existência, por uma paz justa e duradoura, e este é o Belém que nós também compartilhamos com o mundo. Uma Belém que é modelo natural de coexistência entre Cristãos e Muçulmanos, um exemplo para o resto da região.
Uma Belém que é casa de milhares de refugiados que tem esperado pelo cumprimento dos seus direitos desde 1948. Uma Belém onde religiosas e religiosos cristãos oram pela liberdade de todo o povo Palestino e pela preservação de suas casas e sustento. Belém e seu povo são um chamado vivo pela liberdade e pela dignidade.
Da Praça da Natividade, nós agradecemos os líderes mundiais pela atenção que eles têm dado ao nosso país, a Palestina, e a nossa cidade de Belém em particular. Mas é chegado um tempo de tomar ações concretas a fim de preservar as esperanças por uma paz justa na região. Ao continuarmos as restaurações de nossa Cidade Antiga, nós continuamos um chamado pela restauração de nossas terras e o retorno do nosso povo.
Nós oramos para que este Natal ilumine os corações daqueles que tem o poder para acabar com décadas de injustiças; e de garantir um estabelecimento seguro de um livre e soberano Estado Palestino nas fronteiras de 1967, com Jerusalém Oriental como sua capital, nossa cidade irmã que foi completamente separada de Belém pela primeira vez em 2000 anos de Cristianismo, por culpa do empreendimento de colonização israelense.
Todo Natal nós declaramos “Gloria a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados”
Que esse Natal nos dê, e a todos os nossos irmãos e irmãs por todo o mundo, a força necessária para celebrar o Natal de 2014 tendo alcançado o cumprimento da justiça e da paz para todas as pessoas do mundo, incluindo as daqui da Palestina.
AP Photo/Majdi Mohammed
 Vera Baboun é a prefeita da Municipalidade de Belém, Estado da Palestina.
Para o texto original em Inglês: http://www.maannews.net/eng/ViewDetails.aspx?ID=652272
Traduzido por Alexandre Pupo Quintino.

Nenhum comentário: