quarta-feira, 19 de junho de 2013

Teologia no Plural - Por uma Teologia Wesleyana Latinoamericana

POR UMA TEOLOGIA WESLEYANA LATINO-AMERICANA:


Homenagem ao prof. Rui de Souza Josgrilberg pelo seu período como diretor da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista

Claudio de Oliveira Ribeiro*


Introdução

Não podemos encarnar o evangelho, sem incluir outras pessoas e grupos na dinâmica da graça e sem distinguir claramente onde o povo está, que forma ele está tomando na sociedade ou como está acontecendo a marginalização que ele está sofrendo (RSJ).
Sempre que tive oportunidades para refletir ou para escrever sobre teologia wesleyana, a
pessoa que vinha à minha mente era a do prof. Rui de Souza Josgrilberg. O encanto dele
pelo pensamento de Wesley, a visão crítica em relação às formas mais simplistas de
entender o Metodismo e, sobretudo, o amor dele pela Igreja me motivavam e motivam
muitíssimo.


Mais uma vez, retomo o tema da teologia wesleyana – e mais do nunca com a marca latino-americana, que é nossa vocação comum – tendo como referência e lembrança todos os esforços que o professor Rui dedicou nessa área. Aliás, devo dizer que ele me abriu portas significativas na minha experiência acadêmica quando ao chegar em Rudge Ramos há dez atrás para compor a equipe da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista fui por ele convidado para compor o grupo de pesquisa que logo denominamos “Teologia Metodista Brasileira” (TEOMEB) que, por sua vez, abriu caminhos para a constituição, pouco tempo depois, do Centro de Estudos Wesleyanos. A intenção do grupo era/é produzir uma teologia que retome os elementos da fé cristã como entendidos na tradição wesleyana e os repense considerando o contexto brasileiro em particular e o latino-americano em geral.


Artigo completo: https://www.dropbox.com/s/ag9vz7h1jo4yvzr/Metodismo-Rui.pdf 



http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/TEOLOGIA-DA-LIBERTACAO-MORREU-A/22378790
A Teologia da Libertação Morreu? Reino de Deus e Espiritualidade Hoje. São Paulo: Fonte Editorial//Ed. Santuário, 2010.

Trata das principais tensões entre racionalidade e subjetividade humana, especialmente as que estão presentes na herança do marxismo, que marcam o debate em torno da teologia e da filosofia latino-americanas. A pressuposição é que a teologia e a pastoral latino-americanas não ficaram isentas dos impactos proporcionados pelas mudanças socioeconômicas e políticas no final do século XX simbolizadas pela queda do "muro de Berlim" e que, em função disso, requerem novos referenciais teóricos para que a produção teológica possa ser aprofundada e adquira estágios cada vez mais relevantes.


Nenhum comentário: