quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça

Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça


Dia 10 de dezembro. Dia Internacional dos Direitos Humanos. Dia da entrega do relatório da Comissão Nacional da Verdade.

Notícias sobre a Igreja e a Ditadura.


Comissão relata papel de igrejas no golpe


Documento sobre abusos da ditadura, a ser revelado quarta-feira, menciona apoio e depois condenação de religiosos ao regime de 64. O apoio dado pelas igrejas do Brasil ao golpe militar de 1964 e, mais tarde, à consolidação da ditadura, terá destaque no relatório final da Comissão Nacional da Verdade que será entregue à presidente Dilma Rousseff na quarta feira.


A informação é do coordenador do grupo de trabalho encarregado de analisar a questão religiosa naquele período, o cientista social Anivaldo Padilha.


Em entrevista ao Estado, ele observou que já existe grande quantidade de estudos e pesquisas sobre as perseguições sofridas pelas igrejas e a resistência de religiosos e leigos à ditadura. O colaboracionismo, porém, ainda teria sido pouco estudado. "Lideranças religiosas católicas e protestantes apoiaram o golpe e contribuíram em seguida para a legitimação e consolidação da ditadura", afirmou.




Relatório da Comissão Nacional da Verdade é entregue à presidenta Dilma Rousseff e também disponibilizado na internet


Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (10) em Brasília, foi entregue à presidenta Dilma Rousseff o relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Com quase 4.500 páginas, divididos em três volumes, o material reúne o relato das atividades desenvolvidas pelo colegiado durante os dois anos e sete meses de investigações, além de fatos apurados, conclusões e recomendações.



Ao todo, foram cerca de 1,1 mil depoimentos colhidos durante o trabalho. O capítulo referente ao papel das igrejas na ditadura está no Volume 2, Texto 4, páginas 151 a 196.


Simultaneamente à apresentação do trabalho à presidenta Dilma – observada sob olhos atentos e emocionados de familiares de presos políticos e de outras autoridades no Palácio do Planalto -, o material também foi disponibilizado para a sociedade no site da CNV.




Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade.



Entregue às/os brasileiras/os. Qualquer pessoa pode acessar o conteúdo completo. O Capítulo referente ao Papel das Igrejas na Ditadura está no Voluma 2, Texto 4, páginas 151 a 196. 




Projeto revela memórias dos militantes protestantes durante a ditadura


Nos dias 11 e 12 de dezembro, no Rio, acontece o lançamento simultâneo do documentário “Muros e Pontes: Memória Protestante na Ditadura”, do livro “Memórias Ecumênicas Protestantes” e do acervo digital com mais de 20 mil páginas de documentos, contando a trajetória de homens e mulheres que fizeram parte da resistência protestante à ditadura no Brasil.



Os lançamentos são atrações do seminário “Protestantes, Democracia e Ditadura”, que começa às 14h do dia 11, no Hotel Golden Park, na Glória. (A exibição do filme fica para às 18h, no Auditório da CAARJ/OABRJ, na Avenida Marechal Câmara, nº 210, Castelo). O evento recomeça no dia seguinte, às 9h e continuará trazendo debates com personagens que fizeram e fazem parte de história da resistência protestante (que se entrelaça com a trajetória do Movimento Ecumênico).



Continua em:



Nenhum comentário: