sexta-feira, 13 de julho de 2012

As Palestras e Apresentações dos Encontros Confessantes

As Palestras e Apresentações dos Encontros Confessantes


1º Encontro Confessante: São Bernardo do Campo/SP (UMESP) - 1º de novembro de 2008


Wesley e Nós.
Apresentação do revmo. bispo Paulo Ayres Mattos


“Não tenho medo que o povo chamado metodistas deixe de existir na Europa ou na América. Somente receio que eles existam como uma seita morta, tendo a forma de religião, mas não o poder dela; e isto certamente será o caso se não conservarem a doutrina, a disciplina e o espírito com que iniciaram a jornada”.
John Wesley


A guinada reacionária que a Igreja Metodista vem sofrendo ao largo nas últimas duas décadas por causa da forte concorrência praticada no mercado dos bens religiosos imposta pelo avanço do neo-pentecostalismo e do gospel marqueteiro, é uma tentativa desesperada de se evitar o pior: a débâcle institucional do metodismo brasileiro. Digo institucional porque programaticamente temos deixado de ser metodistas de forma gradual ao longo de nossa história de mais de duzentos e cinqüenta anos. Historicamente este não foi um problema criado por nós, pois foi importado junto com os missionários.



Ler o texto completo aqui: 
http://metodistaconfessante.blogspot.com.br/2008/11/wesley-e-ns.html


2º Encontro Confessante: Belisário/MG - 1º de novembro de 2009


Que Metodismo é esse?
Apresentação do rev.Messias Valverde
(Messias Valverde em 2010 no encontro da Associação dos Gramberienses)



Em 2000 o Colégio Episcopal lançou aCarta Pastoral sobre a Aliança com Deus.Orientações Pastorais para o projeto “Renovando a Aliança com Deus”. Nela, os bispos declaram que em Is 61,1-2, Deus estaria desafiando a Igreja Metodista a uma atuação centrada no anúncio do “Ano Aceitável do Senhor” (Is 61,2).


Foi elaborado então um plano de ação com temas motivadores anuais como: no primeiro ano “o perdão”; no segundo, “Crescendo na fé e no conhecimento de Deus”; no terceiro, “Renovar a Aliança com Deus para servi-lo em todos os lugares” (p.6).


A renovação da Aliança estaria alicerçada na “mensagem do Evangelho” e nos “ensinos da prática da tradição metodista” (cf.p.7)buscando despertar “na vida e no ministério da Igreja o sentido de Igreja Corpo de Cristo: Igreja viva, cheia do Espírito Santo” (p.7).


Ler o texto completo aqui: 
http://metodistaconfessante.blogspot.com.br/2009/11/que-metodismo-e-esse.html


Indignação contra os beócios.
Apresentação do rev.Moisés Abdon Coppe
(Rev.Moisés Coppe em Belém-PA em 2011)


“Ó Deus, não fique longe de mim; ó meu Deus, apresse-se em ajudar-me (Sl 71.12). Envie relâmpagos e disperse os inimigos, atire suas flechas (Sl 144.6), e que todas as imaginações do Inimigo sejam confundidas. Recolha e faça seus estes meus sentidos; faça-me esquecer todas as coisas mundanas; conceda que eu lance fora bem depressa e despreze todos os espectros pecaminosos. Socorre-me, ó eterna Verdade, para que nenhuma vaidade me comova! Venha a mim, doçura celestial, e que toda impureza fuja de diante de sua face”.

Thomas à Kempis.

Vez por outra, sou tomado de extrema indignação. E não me indigno por causa de leviandades. Sei que elas são imaginações do inimigo e, certamente, possuem um endereço certo: minha repulsa. Indigno-me contra aqueles que, levantando a voz e com sutileza, demonstram sentimentos díspares cauterizados pelo desejo por poder. Ah! O poder, essa mísera palavra que mexe profundamente com toda a existência humana, que exalta o egoísmo embora a sede dos injustiçados seja por altruísmo. Pelo poder, mata-se; pelo poder abandona-se; pelo poder, trai-se; pelo poder, corrompe-se; pelo poder, anulam-se amizades e sonhos que outrora foram dignificantes. Perdem-se, assim, as possibilidades de um outro mundo possível.



Ler o texto completo aqui: 
http://metodistaconfessante.blogspot.com.br/2009/11/indignacao-contra-os-beocios.html




Recriando o Metodismo a partir de Pentecostes.
Apresentação do rev.Moisés Abdon Coppe


Segundo o cientista social Boaventura de Souza Santos, em sua obra A Crítica da Razão Indolente (Cortez: 2002): “Há um desassossego no ar. Temos a sensação de estar na orla do tempo, entre um presente quase a terminar e um futuro que ainda não nasceu”.


Ora, o que Santos evidencia é o fato de que o desassossego é paradoxal, pois revela-nos os excessos do determinismo e dos indeterminismos. Os primeiros estão relacionados à aceleração da rotina. Os segundos à desestabilização das expectativas. Dessa constatação, surge a ocorrência de rupturas e a eventualidade de catástrofes pessoais e comunitárias. O desassossego é, para Santos, a resultante da desorientação dos mapas cognitivos. Os mapas que sempre nos foram familiares deixaram de ser confiáveis, de onde decorre a nossa sociedade intervalar (Santos, p. 41). Assim, se decantarmos nossas intenções a uma razão indolente (preguiçosa), então, aceitaremos o futuro como ele se configura e nenhuma ação decorrerá. Mas, se ao contrário, não aceitarmos a experiência decorrente desse tempo de transições – embora seja muito obsoleto falar de transições – então alguma utopia precisa permear nossas possibilidades em mutações.


Ler o texto completo aqui:  http://metodistaconfessante.blogspot.com.br/2009/11/recriando-o-metodismo-partir-do.html

3º Encontro Confessante: Juiz de Fora/MG (Igreja Metodista em Bela Aurora) - 27 e 28 de novembro de 2010

Instituição e Acontecimento: (Notas sobre as tensões entre o eclesiástico e o eclesial  no interior da Comunidade Cristã)
Apresentação do rev.Zwinglio Motta Dias

Tanto a análise do desenvolvimento histórico da instituição Igreja como o estudo do acontecimento fundamental que deu origem ao cristianismo - ou seja, a totalidade do acontecimento cristológico - exigem um tratamento interdisciplinário que ultrapassam, e muito, as possibilidades de um enfoque da natureza do que nos é permitido apresentar num pequeno texto como este.


Mas, o problema está colocado pela própria realidade que nós, com nossa dupla identidade de latino-americanos e cristãos, experimentamos no interior de nossas instituições eclesiásticas e de nossas sociedades como um todo. As transformações históricas vividas pelas sociedades latino-americanas, especialmente nos últimos 50 anos,  impactaram as Igrejas e mudaram, positiva ou negativamente, suas atividades e formas de relacionamento com estas sociedades. Isto, por sua vez, produziu não poucas tensões entre os cristãos que, embora unidos  numa mesma intenção de fidelidade ao Evangelho, se encontram ideologicamente divididos em relação ao projeto histórico que propugnam para suas sociedades. Estas divisões atravessam as separações históricas que deram origem às diversas instituições eclesiásticas protestantes; também se encontram no interior do Catolicismo e já ultrapassaram as diferenças teológico-doutrinárias entre este e o Protestantismo. Trata-se de um verdadeiro divisor de águas ideológico que está na base das formas de mediação histórica do acontecimento cristão primordial, na medida em que este se foi cristalizando numa forma institucional.


4º Encontro Confessante: São Paulo/SP (Paróquia da Santíssima Trindade - IEAB) - 28 e 29 de Maio de 2011

Autoridade e Autoritarismo na Igreja Metodista. A clericalização e a centralização do poder através dos anos.
Apresentação de João Wesley Dornellas.

Não se tem a intenção de fazer um estudo sociológico ou filosófico sobre o Poder na Igreja Metodista nem do Autoritarismo, que poderia ser definido como a exacerbação ou abuso do poder. Também não se fará menção, que seria, aliás, pertinente, à promessa de Jesus a seus onze discípulos (Judas já havia se suicidado), pouco antes de sua Ascensão. Ou seja, que eles receberiam Poder ao descer sobre eles o Espírito Santo (At 1.8). Na realidade, em se falando de Igreja, o autoritarismo é exatamente a consequência do exercício do poder temporal sem o Poder que é o que vem da ação santificadora do Espírito Santo. Na Igreja, aquele só funciona bem quando este está presente.

O poder não é algo negativo e reprovável. Ao contrário, ele é necessário, e até imprescindível, para qualquer associação a fim de garantir sua continuidade e preservar suas normas, sendo essencial em todos os níveis da organização humana. A Igreja, composta de seres humanos e não de anjos, não fica de fora de toda a problemática do poder e, da mesma forma, da competição que ocorre em todas as estruturas sociais.


Depoimento sobre as perseguições aos Metodistas em Belém.
Apresentação de Saulo Baptista.




A perseguição à comunidade metodista em Belém se reporta aos últimos 15 anos, mais ou menos, mas tem a ver com as características mesmas do metodismo, que procuramos viver aqui em Belém do Pará. Vou relatar os fatos principais, que permitem uma compreensão da nossa realidade:


Ler o texto completo aqui: 
http://metodistaconfessante.blogspot.com.br/2011/05/depoimento-sobre-as-perseguicoes-aos.html

Nenhum comentário: