quinta-feira, 26 de julho de 2012

Relato do 5º Encontro Nacional de Metodistas Confessantes

Relato do 5º Encontro Nacional de Metodistas Confessantes




De Fotos Oficiais - 5. Encontro Confessante





O encontro inicia-se no sábado por volta das 8h30. Enquanto as pessoas chegavam, muitas delas vindas diretamente da estrada, das rodoviárias, dos aeroportos, confraternizávamo-nos ao redor da mesa. Mesa do café da manhã e Mesa da Graça. Na mesa da graça, que é o local de compartilharmos as delícias das diversas regiões brasileiras havia doces do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Belém e Rio Grande do Sul, bem como bolos, biscoitos e outros quitutes compartilhados com muita alegria.


Por volta das 10h (a agenda já havia sido alterada para melhor atender aos que chegavam atrasados por causa do sempre caótico trânsito de São Paulo) iniciamos a devocional de abertura, cuja liturgia havia sido preparada e dirigida pelo rev. Stephen Newnum.




Após a celebração cúltica reunimo-nos na sala de reuniões. Cada um de nós teve a oportunidade de se apresentar, pois muitos se conhecem apenas pela interação virtual. Dedicamos o período da manhã para a apresentação do prof.Ely Eser Barreto César, que fez uma análise das linhas teológicas da Igreja Metodista a partir da década de 60 até os dias de hoje. Durante a apresentação do prof.Ely, intervínhamos em sua fala produzindo não uma palestra, mas um produtivo debate.


http://metodistaconfessante.blogspot.com/2012/07/teologia-e-pratica-metodista-partir-dos.html


Saímos para almoçar em um restaurante próximo e ao nos reunirmos novamente na sala de reuniões, após cantarmos algumas canções e hinos, retomamos a apresentação/debate.


Depois de um intervalo para o café, houve um relato sobre a caminhada da comunidade de Belém até o presente momento. Todas as angústias, preocupações e também alegrias e esperanças foram compartilhadas. Decidiu-se pela busca de soluções pastorais e soluções institucionais de acordo com o que se julga adequado e para que se mantenha a caminhada à luz da herança teológica wesleyana.


Foi dedicado um tempo para o debate e reações à fala do prof.Ely, onde buscou-se refletir sobre a situação atual da igreja e as formas que como Metodistas devemos agir junto à igreja instituída e junto às comunidades locais.


Terminamos a reunião do dia 21/07 numa celebração cúltica, preparada e dirigida pelo rev.Paulo Bessa, onde reafirmamos nosso compromisso mútuo e compromisso com a Igreja Metodista. Compromisso que envolve coragem, desprendimento e convicção.




Na manhã do dia 22/07 reunimo-nos, tomamos o café da manhã e nos congregamos juntos à comunidade da Igreja Metodista em Itaim Bibi. Participamos do culto matutino, dirigido pelo rev.Octávio Alves Filho, pastor local. O responsável pela mensagem foi o rev. Moisés Abdon Coppe, que trouxe uma palavra consoladora e desafiadora, que nos impele à caminhada conjunta.



Nas reuniões plenárias refletimos sobre a construção constante da identidade metodista, da contribuição que cada um de nós tem a dar em suas comunidades locais e sobre como essa contribuição deve estar enraizada na herança wesleyana latinoamericana.


Estabeleceu-se uma série de princípios com os quais nos comprometemos, que reconhece a pluralidade existente no seio da Igreja Metodista,  autenticamente wesleyanos, profundamente enraizados no conceito de "missio Dei", missão de Deus, e do trinômio Deus-Mundo-Igreja, no qual, como igreja, integramo-nos no mundo para o estabelecimento do Reino de Deus à luz da tradição wesleyana e latinoamericana, materializado no Plano para a Vida e Missão da Igreja.


Por fim nos reunimos para um Culto de Ação de Graças, cuja liturgia fora preparada pelo rev. José Carlos de Souza e dirigida pelo rev.Adahyr Cruz. Celebramos o culto conforme o ritual da Igreja Metodista e a Palavra e a Mesa ficaram a cargo do revmo. Paulo Ayres Mattos, que nos desafiou à caminhada profética e anunciadora do Reino de Deus e celebrou a Eucaristia junto a todos nós. Neste culto houve uma emocionante homenagem a João Wesley Dornellas, onde cada um pode expressar sua amizade, admiração, carinho e saudades desse grande metodista, que foi um rebelde e um amante da igreja, amando-a e lutando por ela mesmo reconhecendo que em vários momentos sua caminhada não fora de acordo com os valores evangélicos. O irmão Carlos Wesley Dornellas pode expressar sua gratidão a Deus pela vida do irmão e pela vida do pai, o saudoso rev.Sebastião Dornellas e transmitirá à esposa, dona Alice, o carinho e solidariedade de todos nós.




Esperamos ver muito mais metodistas, homens e mulheres, de todas as regiões brasileiras, no 6º Encontro de Metodistas, Confessantes, no Rio de Janeiro em 2013.

Nenhum comentário: